Fotografo: Jorge Bastos
...
Lançamento do Festival da Uva

7º Festival da Uva no município de São João do Piauí foi lançado nesta segunda-feira (4), no Palácio de Karnak. O evento, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal, será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, com uma vasta programação voltada ao destaque do potencial sanjoanense da fruticultura irrigada.

O evento proporciona à cidade geração de emprego e renda, aumento na circulação da economia e atração de investimentos. “Estamos realizando o festival em um momento de nova leva de investimentos na área da fruticultura. São João é uma região interessante para os investidores, já que se destaca como produtora de mel, no comércio, serviços, energia eólica e solar, criação de caprinos e ovinos. Os turistas poderão desfrutar de belas paisagens, de uma gastronomia de excelência e ainda aproveitar para conhecer a Serra da Capivara, que fica ao lado. Estou certo de que será mais uma edição de sucesso”, destacou o governador Wellington Dias.

O festival irá valorizar a produção e comercialização da fruticultura diversificada. “Esse é um dos eventos mais simpáticos do circuito de festivais do estado, que tem suas particularidades que o tornam um evento esperado pelos piauienses. Nossa região tem vocação clara e objetiva para a fruticultura irrigada, além de traços culturais específicos e tradições que justificam esse festival. Terá um forte apelo cultural, mas será voltado também para a área técnica, para os arranjos produtivos que se fortalecem na região de São João do Piauí e no território da Serra da Capivara”, disse o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos.

Segundo o diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha, o evento também permite que os empreendedores identifiquem e se beneficiem com as oportunidades. “Nosso papel é preparar esses empreendedores, qualificar, levar conteúdo, fazer com que possam estar melhor preparados para atender os turistas. Estaremos fazendo esse trabalho de qualificação e orientação para que eles possam realizar uma forte atuação se apropriar da cultura da uva”, afirmou.

A programação conta com atrações musicais, capacitações e oficinas. A novidade desta edição é o projeto que visa levar os visitantes do Festival da Uva ao Parque Nacional da Serra da Capivara. “A pretensão é fazer esse link entre São João do Piauí e Serra da Capivara durante o festival. Além de aproveitar o evento, os turistas poderão conhecer o Museu da Natureza e explorar as belezas históricas do nosso parque”, pontuou a secretária de Turismo, Carina Câmara.

Atrações Musicais
A banda Biquini Cavadão será a grande atração do festival na sexta-feira (15), dia que contará ainda com mais três atrações: a banda teresinense Dom  Breguete, a cantora Dandinha e o cantor Sandrinho. O forró terá um lugar especial no sábado (16), com Solange Almeida e Chambinho do Acordeon que levam seus shows à cidade e mais as atrações locais Sabba, DJ Danyllo e DJ Yulle.

Sexta-feira (15)
Biquini Cavadão
Dom Breguete
Dandinha
Sandrinho

Sábado (16)
Solange Almeida
Chambinho
Sabba
DJ Danyllo
DJ Yulle