Abertura de Campeonato Brasileiro de Ciclismo conta com atletas de todo país


Rodoanel foi o palco do primeiro dia da competição. Nesse final de semana, evento acontece na Estaiada

ESPORTES Publicada: 28/07/2018 14:59:51 Autor: Ascom
Foto: Rômulo Piauilino
Abertura de Campeonato Brasileiro de Ciclismo.

Foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada. O evento iniciou nesta sexta-feira e segue até domingo, em Teresina. E o prefeito Firmino Filho esteve presente na abertura da competição, que aconteceu no Rodoanel. Ao todo, mais de 360 atletas de todo o país estão em Teresina participando da competição. Essa é a primeira vez que a capital piauiense recebe a competição.

Para o prefeito Firmino Filho, eventos como esse projetam Teresina no cenário esportivo nacional. Ele destaca que, além dos benefícios para a saúde, o esporte traz também a geração de emprego e renda para dezenas de pessoas. “Teresina hoje é capital do Pedal e isso é importante porque todo o ciclismo do país está com os olhos voltados para Teresina. Isso movimenta a economia da cidade. Temos visto, esportes como o ciclismo e a corrida ganharem mais adeptos a cada dia e precisamos incentivar isso”, observou.

O chefe do executivo municipal lembrou ainda que a capital está ganhando uma pista de bicicross (BMX), que será a primeira do Norte-Nordeste. A obra está sendo construída no Residencial Frei Damião, na zona Sudeste da capital. A estrutura foi viabilizada através do Programa Brasil Medalhas e a implantação através da Federação Piauiense de Ciclismo junto ao Ministério do Esporte e a Prefeitura Municipal de Teresina. Os recursos investidos giram em torno de R$ 1,5 milhões. “Queremos que Teresina seja, cada vez mais, uma cidade do pedal. Essa pista vai incentivar a prática do esporte na capital, além de projetar Teresina no circuito de ciclismo do país”, completou.

George Rodrigues, presidente da Federação Piauiense de Ciclismo, destaca que esse é um momento único para a capital. “Esse é um evento que tem que circular por todo o país, mas onde se tem estrutura para fazer. Aqui tivemos esse apoio da Prefeitura que foi fundamental para que conseguíssemos trazer o Campeonato para o Estado”, destacou ele.

Daniel França é ultraman e destaca que Teresina está ascendendo para o ciclismo. “Teresina é a terceira do país em ascensão do ciclismo e, por isso, é mais do que merecido sediarmos um evento como esse, que é a maior competição nacional do ciclismo”, observa ele que já é ciclista há 31 anos.

Quem também veio participar do evento foi José de Oliveira, conhecido como “Zé do Pedal”. Ele, que tem 61 anos, mora em Brasília, mas veio para a competição representar o Piauí. Aos 15 anos, sofreu um acidente que o deixou na cadeira de rodas. “Foi o ciclismo que me ajudou a me recuperar e hoje eu posso estar aqui, não apenas andando de bicicleta, mas representando o Piauí nesse evento que é nacional”, comemora ele.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer (Semel), Guilherme Berger, a prefeitura deve incentivar eventos desse tipo. "Ao mesmo tempo em que estamos incentivando a prática esportiva, estamos colocando Teresina no cenário nacional de grandes competições esportivas", frisa.

A competição acontece ainda durante sábado e domingo. Nesses dias, os atletas vão partir do Complexo Turístico Ponte Estaiada. O percurso será 11km de prova de resistência, com início na Ponte Estaiada, indo até a Ponte Wall Ferraz e retornando para o mesmo local. As provas acontecem em duas modalidades: Contra Relógio e Circuito e Resistência. O evento tem o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel).

A premiação será olímpica, com medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os ganhadores de cada categoria, divididas em Masters e Sub 30. O evento contará também com atrações musicais, serviços de saúde como, aferição de pressão e praça de alimentação.

Comentários

Comente está notícia: