Fotografo: Divulgação
...
Time do Caic Balduíno representou o Brasil nos jogos da CPLP e conquistou a medalha de prata

A equipe escolar brasileira de handebol, composta pelos alunos do Caic Balduino de Teresina-PI, conquistou o título de vice-campeã da décima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Cabo Verde, na África. Os piauienses venceram o time de Angola por 27 a 22 em partida nesta sexta-feira (22). .

A partida começou com os angolanos fazendo o primeiro gol aos 37 segundos, em uma cobrança de pênalti. O Brasil empata em seguida, dando um ritmo intenso à partida, com lances de ataques de ambas as equipes que foram marcando gols um atrás do outro. Aos cinco minutos, Angola sai na frente e chega a 4 a 3, mas o time do Caic desempata e abre uma diferença de cinco gols. O primeiro tempo termina em 16 e 12, em favor dos brasileiros.

A segunda etapa começa com o Brasil ampliando o placar. Gol pós gol, o resultado chega a Brasil 20 x 15 Angola. Um ponto alto da partida foi a atuação do piauiense Fredson Ribeiro, que atuou como goleiro titular e foi decisivo em várias defesas que asseguraram a o time brasileiro à frente do placar. Próximo ao fim da partida, o Brasil abre uma vantagem maior e, embora Angola tenha tentado reverter a situação, o placar final terminou em Brasil 27 x 22 Angola.

De acordo com Guiliano Ramos, técnico do Caic, o nível da competição surpreendeu os brasileiros. “Pensávamos que os Jogos da CPLP eram de nível escolar, mas aqui descobrimos que a competição é de nível de seleção, um nível técnico bem bastante superior ao do escolar”, afirma. Para ele, a equipe brasileira esteve muito melhor em sua última partida que nos demais jogos.

Na competição de pontos corridos, o time do Brasil venceu quatro adversários nos cinco jogos que disputou: Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, e perdeu diante de Portugal, que assegurara na quinta-feira (21), a medalha de ouro, fazendo uma campanha invicta.

Classificação final
1º - Portugal (medalha de ouro, 15 pontos)
2º - Brasil (medalha de prata, 13 pontos)
3º - Angola (medalha de bronze, 11 pontos)
4º - Cabo Verde (9 pontos)
5º - Moçambique (6 pontos)
6º - São Tomé e Príncipe (5 pontos)