Fotografo: Wilson Filho
...
Carnaval dos blocos

Neste sábado, dia 02, Teresina entra definitivamente em clima de festa de momo envolta na tradição do carnaval da cidade. Serão quatro dias de muita alegria com dezenas de blocos espalhando irreverência em todo canto.

Para 2019, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves pensou em uma nova roupagem para a festa, resgatando a tradição dos blocos de rua. Para isso, foi aberto um edital de incentivo aos grupos, com o apoio de cerca de R$ 130 mil distribuídos para 25 agremiações.

Para um dos coordenadores do carnaval, o gerente de promoção cultural da FMCMC, Paulo Dantas, a festa está seguindo um molde dos antigos carnavais, um resgate à folia de uma forma democrática. “Carnaval é uma festa popular e todo mundo pode participar. E temos essa tradição em Teresina, com blocos com mais de 30 anos e que acabam contando um pouco da história da nossa gente”, destaca.

A abertura dos blocos de carnaval será com o Capote da Madrugada, que inicia o percurso ao meio-dia na Avenida Dom Severino, na zona Leste da cidade. O bloco é uma mistura de tradições da cultura piauiense com a pernambucana, inspirado no galo da madrugada de Pernambuco o Capote da madrugada nasceu em 2004 e veio com a proposta de expor marchinhas de carnaval e frevo com direito, inclusive a apresentação da alegoria carnavalesca, o capote.

Em Seguida, o Pinto da Morada começa a sua festa às 14h30 na Praça Carlos Castelo Branco, Morada do Sol. O grupo nasceu em 2017 da reunião de amigos que residem no bairro Morada do Sol e o desejo dos brincantes de festejar o carnaval se concretizou e o bloco já vai para o terceiro ano atraindo foliões de todos os contos para o bairro.

Às 16h, na Praça da Liberdade, no Centro, o Sanatório Geral segue com a folia levando sua tradição de 15 anos, ou seja, está desde 2004 promovendo a alegria dos brincantes de Teresina.

No final da tarde, quem começa as atividades é o bloco Negão da Macaúba, às 17h na Rua 21 de Abril, entre as ruas Arlindo Nogueira e Rua Quintino Bocaiúva, na zona Sul, seguido do Fernandão Folia da José Santana, que começa às 19h no Bairro Nova Brasília.

O capote da madrugada

A ideia do capote surgiu como uma forma de homenagear o estado do Piauí usando uma tradição pernambucana, da alusão ao Galo da Madrugada foi que nasceu a mistura que conhecemos atualmente como o bloco Capote da Madrugada que já vem há 15 anos alegrando os foliões de Teresina.

O intercâmbio cultural deu tão certo que costuma atrair multidões no carnaval de Teresina, o bloco que começou com 80 brincantes já chegou a atrair dez mil foliões mesmo sob chuva e esse ano espera atrair 100 mil foliões. O capote da Madrugada se reunirá na avenida Dom Severino, na zona Leste da cidade de Teresina.

Bloco do Pinto na Morada

Segundo o fundador, Alexandre José, o Bloco apresentará o mascote de 4 metro de altura com uma nova orquestra que guiará o bloco e conduzirá os foliões pelas ruas, além da participação da banda folia de mamulengo e banda Carnavalia da cantora Leni Alves.

O bloco Pinto na Morada promete animar o bairro no carnaval e se concentrarão na praça Carlos Castelo Branco, na rotatória da Morada do Sol, dia 02 de março a partir das 14:30h. O bloco levará muito frevo e as marchinhas dos antigos carnavais para a zona leste de Teresina.

“Bloco Pinto na Morada, que é só Alegria, movimentando toda Morada do Sol e hoje a Cidade de Teresina, estamos fazendo em 2019, 3 anos de vida de muita alegria.” Alexandre José.

Sanatório Geral

Segundo o próprio bloco, a praça da Liberdade, localizada no Centro de Teresina é o tradicional reduto do carnaval teresinense escolhido para a concentração do bloco, local onde as tradicionais escolas de samba do passado faziam, depois do desfile, a dispersão e a comemoração dos saudosos desfiles que aconteciam n avenida Frei Serafim.

O Sanatório Geral é um espaço no qual a musicalidade da folia conduz a festa dos brincantes que dançam ao som das tradicionais músicas de carnaval, como marchinhas, frevo, samba e MPB.

Segundo o diretor, Jorge Medeiros, o bloco nasceu da necessidade dos brincantes, que ficavam em Teresina no período, em se reunirem para brincar o carnaval, era a oportunidade de convidar os amigos, jornalistas e artistas para comemorar o carnaval.

Atualmente o Sanatório Geral atrai um público variado, pessoas de vários bairros, tornou-se um dos blocos tradicionais do carnaval de Teresina. O bloco não cobra ingressos, abadás, cordas ou camarotes. E o grupo brinca:

“A praça é o povo como o céu é do avião”, já escreveu o poeta.

O grupo comemora o décimo quinto ano com muita alegria e diversão, demonstrando o vigor de um carnaval feito com muita paixão para quem curte ficar em Teresina.


Confira a programação completa:

Sábado, dia 02:
· Capote da Madrugada – 12h [Avenida Dom Severino]
· Pinto da Morada – 14h30 [Praça Carlos Castelo Branco, Morada do Sol]
· Sanatório Geral – 16h [Praça da Liberdade, Centro]
· Negão da Macaúba – 17h [Rua 21 de abril, entre as ruas Arlindo Nogueira e Rua Quintino Bocaiúva]
· Fernandão Folia da José Santana – 19 [Bairro Nova Brasília]

Domingo, dia 03:
· Carnaval das Fuleiras – 15h [Rua Riachuelo, bairro Tabuleta (prox. Ao joca Claudino)]
· Bloco do Dedim – 16h [Av Principal do Saci, em frente ao Boteco do Dedim]
· Da batata – 17h [Rua Carteiro Pintassilgol, bairro Mafrense]
· HBB Folia – 17h [Av Gurupá, bairro Pedra Mole]
· Tome Dalila – 17h [Alameda Domingos Afonso, bairro Mafrense]
· Tomar Gagau – 17h [Quadra138, Parque Piauí]
· Barão de Itararé – 17h30 [Fundação Bradesco, Dirceu I]
· Carnazon – 19h [Rua Major Osmar Felix, Casa 21, Monte Castelo]

segunda-feira, dia 04:
· Vaca atolada - 15h [em frente o Iate Clube]
· NaMorada do Sol- 16h [Rua Azar Chaib, no Centro Empresarial]
· Os Venta Suada - 16h [Fundação Bradesco/Baile entre as Quadras 161 e 162]
· Blocoalcool - 16h [Noé Mendes, com estrada da Usina Santana]
· Tome Dalila - 17h [Alameda Domingos Afonso, bairro Mafrense]
· Tomar Gagau – 17h [Quadra 138, Parque Piauí]
· Piauí Samba - 17h [Praça do Monte Castelo]

Terça-feira, dia 05:
· Carnavalesco Rapazes Alegres - 15h [Em frente ao Palácio Da Música]
· Da batata - 17h [Rua Carteiro Pintassilgol, bairro Mafrense]
· Tome Dalila - 17h [Alameda Domingos Afonso, bairro Mafrense]
· Tomar Gagau – 17h [Quadra138 Parque Piauí]
· Mela Mela Xarobá – 17h [Rua Belchoba, 3039, Planalto Ininga]
· Kebra Kabaça- 17h [Dirceu, em frente ao BB/evento: em frente a Praça Cultural]
· Batatinha do Louah- 17h [Rua Angélica, cruzamento entre a Cicero Guelherme E Antônio de Castro Franco]
· Barão de Itararé – 17h30 [Fundação Bradesco Dirceu I]
· Arrastão do São João - 18h [Praça do São João]