Fotografo: Ascom/Semduh
...
Sanitização

Com o retorno gradual das atividades econômicas em Teresina, as ações de sanitização na área externa de espaços públicos e ônibus do transporte coletivo se tornam ainda mais essenciais no combate da disseminação do novo coronavírus. Durante os quatro meses de pandemia, foram efetuadas 14.796 ações de desinfecção com a pulverização de solução de água com hipoclorito utilizando bombas costais, caminhões pipas e carros fumaceiros.

Dentre as 14.796 sanitizações, 3.219 foram realizadas em Unidades de Saúde, 791 em grandes supermercados, 171 em terminais de ônibus, 730 em avenidas e praças e 296 visitas em mercados municipais, além das higienizações realizadas em calçadões do centro, Polo de Saúde, shoppings, delegacias, rodoviária, aeroporto e outros espaços públicos com circulação de teresinenses.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Ayres, os ônibus de transporte coletivo também seguem sendo sanitizados. “As ações acontecem às terças e quintas-feiras, nas Praças da Bandeira, Fripisa e Saraiva. Durante a parada, os usuários e motorista descem e rapidamente nossas equipes entram no veículo para a higienização. É mais uma forma de atuarmos diretamente onde há grande fluxo de pessoas. Nos ônibus, as sanitizações vêm acontecendo desde maio”, explica.

O gestor ainda destaca que a desinfecção de ambientes é realizada pela própria prefeitura em uma parceria da Semduh com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Águas de Teresina. “É um esforço conjunto pela segurança e promoção da saúde da população, mas reforçamos que a melhor orientação é seguir com o isolamento social”, conclui.