Fotografo: Divulgação
...
Reunião com a deputada federal Margarete Coelho

Com o objetivo de apresentar as principais tecnologias da Embrapa Meio-Norte e articular a possibilidade de cessão de recursos de emendas parlamentares para a agenda de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unidade, o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite se reuniu, nos dias 25 e 26 de setembro, com parlamentares da bancada federal do Piauí, na Câmara dos Deputados, em Brasília – DF.

Os encontros com parlamentares tiveram ainda o objetivo de sensibilizá-los para atuarem na recomposição do orçamento da Embrapa para o ano de 2020. O chefe-geral visitou oito deputados federais – Flávio Nogueira, Assis Carvalho, Marcos Aurélio Sampaio, Júlio César Lima, Dra. Marina, Átila Lira, Margarete Coelho e Iracema Portela -  e o senador Elmano Férrer.

Em Teresina, o chefe-geral se reuniu com o senador Ciro Nogueira, na sexta-feira (27) à tarde. Na oportunidade, o Senador pôde conhecer um pouco mais sobre o portfólio de ativos já desenvolvidos pela Embrapa Meio-Norte e recebeu a solicitação para que destine recursos de emendas para investimentos que possam permitir a modernização do parque tecnológico, permitindo a continuidade das pesquisas e desenvolvimento dos trabalhos da Unidade em benefício da sociedade.

Na manhã desta segunda-feira (30) a agenda de reuniões teve continuidade com o encontro com o senador Marcelo Castro. Este demonstrou interesse em apoiar a Embrapa por meio de emenda voltada ao desenvolvimento da cajucultura do Piauí.

“Há sinalização positiva de todos eles para aportarem recursos, principalmente direcionados para  ações de transferência de tecnologia”, comenta Luiz Fernando Leite, acrescentando que os recursos de emendas parlamentares deverão contemplar ações associadas à ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura e fruticultura (cajucultura), segmentos apontados pelos parlamentares como prioritários para o Estado.

As visitas aos parlamentares fazem parte de uma ação maior da Embrapa que envolveu gestores de Unidades da empresa de diversos Estados. Além dos encontros com deputados e senadores, nesta quinta-feira (26), ocorreu a Audiência Pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados que teve como tema “Agricultura movida a ciência e as contribuições da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento da agricultura e para o crescimento econômico brasileiro” e contou com a participação do diretor-presidente da Embrapa Celso Moretti; do secretário-adjunto de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Corrêa Neto; do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, além de chefes-gerais de Unidades da Embrapa.

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte