Chegamos aos 43 anos no Conceito A


Ao longo desses 43 anos, a Unidade conseguiu registrar e disponibilizar 119 soluções tecnológicas no GESTEC.

ECONOMIA AGRÍCOLA Publicada: 02/07/2018 19:04:23 Autor: Fernando Sinimbu-654MTb/PI
Foto: Fernando Sinimbu
A assistente de laboratório Vera Lúcia Silva em ação.

A Embrapa Meio-Norte chegou aos 43 anos com o Conceito A entre as demais Unidades. É como quem se aproxima de meio século de vida  exibindo vigor e razão para continuar crescendo e contribuindo com soluções tecnológicas para o setor agropecuário da região. Criada em 13 de junho de 1975, pela Deliberação 028/75, a Unidade exibe hoje força no Sistema de Gestão das Soluções Tecnológicas GESTEC), na carteira de projetos e no quadro de colaboradores.

Ao longo desses 43 anos, a Unidade conseguiu registrar e disponibilizar 119 soluções tecnológicas no GESTEC. São produtos, processos, serviços, ativos de base tecnológica, metodologias, práticas agropecuárias, sistemas de produção, de cultivos e de criação. Essas soluções são cultivares de feijão-caupi, arroz e girassol; máquinas, implementos e equipamentos; análises de qualidade de mel e clínica entomológicas; e bancos de germoplasmas.

Com uma carteira de 22 projetos, a Embrapa Meio-Norte trabalha em 10 frentes de pesquisa: Conservação de recursos genéticos animal, Ostreicultura, Sanidade aquícola, Sistemas Integrados de produção, incluindo ILPF, Melhoramento e manejo de feijão-caupi, Fruticultura, Controle biológico de pragas agrícolas, Manejo de solo-água-planta para milho, Apicultura, Forragicultura e Pastagem.  A transferência de tecnologias é outro ponto de equilíbrio da Unidade, com projeto e várias ações.

O quadro de colaboradores é a joia da coroa. São 58 pesquisadores, a maioria com doutorado; 41 analistas, 131 assistentes e 30 técnicos, num total de 260. Nesta sexta-feira 15, nos turnos da manhã e tarde, em Teresina e Parnaíba, uma ampla programação vai movimentar os colaboradores, aposentados, bolsistas, estagiários, jovens aprendizes e prestadores de serviço, na comemoração do aniversário da Unidade.

Comentários

Comente está notícia: