Fotografo: Ascom/Semec
...
I São João Helena Medeiros

O mês de junho é marcado por comemorações que destacam a cultura nordestina. No Centro Municipal de Educação Infantil Helena Medeiros, zona Norte de Teresina, a turminha aproveitou as festas juninas para aprender mais sobre os aspectos culturais da data.

E em clima de muita alegria e descontração, o CMEI Helena Medeiros comemorou a tradicional festa junina, trazendo como tema o ‘I São João Helena Medeiros’. A festividade em celebração a Santo Antônio, São João e São Pedro, reuniu alunos, familiares e educadores.

Com apresentações tanto dos alunos quanto dos docentes, a festa foi repleta de cores, músicas e danças, animando a todos os presentes. Entre as danças típicas executadas pelos pequenos estudantes estavam o pula pula pipoquinha, cai cai balão, fogaréu, São João na terra, Boi Bumbá e Pula a fogueira. Já o grupo de professoras abriu a noite com a dança da saia. Para enaltecer ainda mais o significado da data, as comemorações contaram com diversos elementos religiosos, em homenagem aos três santos celebrados.

Para Adriana Lopes, diretora do CMEI, a valorização cultural é o principal objetivo da festa. “Valorizar a cultura do nosso povo possibilita o fortalecimento da nossa identidade, trabalha a interdisciplinaridade de forma significativa, contribuindo no desenvolvimento das nossas crianças quanto sujeitos socioculturais criativos e críticos”, destaca.