Fotografo: Cássia Sousa
...
Diretorias apresentaram os principais projetos voltados para a juventude

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) apresentou, nessa terça-feira (25), os principais projetos a gestores de municípios de todo o Piauí. O objetivo é criar uma articulação entre Estado e Municípios na execução de ações para a juventude.


Nesse sentido, os gestores municipais relataram problemas específicos, como foi o caso de Oeiras, em que há muitos casos de suicídio entre jovens. A secretária municipal da Juventude, Heloísa Helena, falou da necessidade da prevenção ao suicídio nessa cidade.

Também foi feita uma capacitação com os gestores para a reativação ou criação dos Conselhos Municipais de Juventude. A palestra foi conduzida pelo representante do Conselho Estadual de Juventude, Venício Moura.

O coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, afirmou que a organização dos municípios é importante para o fortalecimento dos atores políticos à frente da pasta da Juventude. “Lançamos o programa Identidade Jovem e expomos as atividades que a Cojuv já vem desenvolvendo e fechamos um calendário em comum com os gestores. Organizamos o encontro e pautamos na sua formalização com a eleição de uma mesa diretora onde foi escolhida para presidir por um ano, a gestora da cidade de Picos. Para nós, da Cojuv, foi um momento muito importante e muito positivo e ficamos satisfeitos com a ampla participação”, avaliou Gomes.

Projetos da Cojuv

Casas da Juventude

São espaços geridos pelas prefeituras em parceria com a Cojuv e que oferecem cursos profissionalizantes, oficinas e palestras a jovens, gratuitamente.

Diálogos com a Juventude

De forma interativa, a Cojuv leva a jovens em escolas e comunidades rurais ou quilombolas, palestras sobre enfrentamento às drogas, violência contra à jovem mulher, prevenção às DSTs e ao suicídio.

Previne Aê Juventudes

Projeto que, durante os carnavais, em forma de bloco, leva discussões aos jovens sobre prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, aos acidentes de trânsito, às DSTs e à violência contra a mulher. Durante o resto do ano, ocorre em eventos de grande porte do Governo do Estado de modo a conscientizar a juventude sobre essas questões.

Juventude do Campo - Saberes e Cidadania

A Cojuv leva palestras e serviços aos jovens de comunidades do campo que, de outra forma, teriam dificuldades para acessá-los. Algumas das ações são palestras sobre empreendedorismo e educação, prevenção às drogas e à violência contra a mulher, emissão de documentos, oficinas de teatro e de circo, campeonato masculino e feminino de futebol com entrega de prêmios ao final, dentre outros.