Fotografo: Divulgação
...
Bandeira do Estado do Piauí

A programação promovida pelo Governo do Estado alusiva aos 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, inicia, nesta quinta-feira (17), em Teresina, com um Culto em Ação de Graças.

A celebração será realizada na Igreja de Deus Missionária, localizada na Av. Jóquei Clube, 2625, a partir das 19h30. As comemorações continuam no sábado (19) com uma Missa em Ação de Graças, às 17h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro da capital.

Logo após a missa, às 18h30, será realizada a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, que será realizada no Complexo Cultural Theatro 04 de Setembro, na praça Pedro II.

Na cerimônia será concedido o Mérito Renascença, destinado a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí. É a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro.

 

Lista de homenageados:

Cavaleiro
Alyxandre Soares Cavalcante Alvarenga

 

Sargento da Polícia Militar do Estado do Piauí. Trabalha na Coordenação Estadual de Pelotões Mirins e na Coordenação Estadual do Mirim Cidadão, que buscam reduzir os índices de violência e criminalidade entre crianças e adolescentes por meio de processo de transformação.
Ana Maria da Silva

Administradora e coordenadora do Projeto Manaim, que abriga idosos. Um trabalho que é, acima de tudo, um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade, proporcionando dias de felicidade e paz para idosos da nossa cidade.
Antônio Sampaio da Silva

Hoje, ele representa a figura viva da cultura nordestina – o nosso vaqueiro, que luta sem limites para manter acesa a chama da tradição que une coragem e força na luta árdua do dia a dia. Seu Toim Duda, como é conhecido, começou a trabalhar como vaqueiros aos 14 anos de idade, com o pai, na cidade de União, mantendo a tradição que vem de pai para filho.
Augusto César Pontes Coelho

Segundo tenente. É Bacharel em Biomedicina. É membro do Núcleo de Controle Interno do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí e hoje representa os profissionais que encaram de frente com muita coragem o fogo e a água e que lutam pelo desconhecido até o último instante.
Dinah Iracema Castelo Branco Soares

Bacharel em Pedagogia Plena – Habilidade em Supervisão Escolar. É especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Servidora Pública Estadual e ocupa o cargo de gerente administrativo financeiro da Coordenadoria de Comunicação Social do Estado, com 40 anos de dedicação ao trabalho. Atua como voluntária junto à União de Escoteiros do Brasil.
Márcio Wendell Gomes Marinho

Terceiro sargento da Polícia Militar do Estado do Piauí. Bacharelado em Educação Física e pós-graduado em futebol e futsal. Atualmente, serve no 17º Batalhão, na cidade de Curralinhos.

 

Oficial
Airton de Sousa Martins

 

Produtor executivo e presidente do Grupo Harém de Teatro. Trabalhou como ator em diversos espetáculos teatrais. É um dos grandes representantes da cultura piauiense, deixando sua marca em importantes entidades, como a Federação de Teatro do Piauí e a Fundação Nacional do Humor. Também já foi diretor do Theatro 4 de Setembro.
Carlos Nathan Sousa Soares

É tecnólogo em Marketing. Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração. Professor, romancista, poeta, contista, dramaturgo e letrista. Tem vários livros publicados, os quais se encontram espalhados por 35 bibliotecas em 12 países. Recebeu vários prêmios literários, dentre os quais, o Prêmio Maria Clara Machado de Teatro 2019, realizado pela União Brasileira de Escritores.
Dakson Mikael de Sousa Rodrigues Silva

Suas atribuições artísticas fizeram com que surgisse a Chandelly Kidman, que desde 2016 realiza um brilhante trabalho social junto às crianças com câncer do Hospital São Marcos. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente e sua história foi contada em episódio da websérie “Os Originais”, da Netflix, que destaca histórias de pessoas que representam a diversidade e merecem nosso reconhecimento e aplausos.
Edson Luiz Ribeiro da Silva

Engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, com especialização em Finanças. Atuando sempre na área de tecnologia da informação, adquiriu, há dez anos, a totalidade das cotas da Globaltask S/A, com larga experiência na implantação de cidades inteligentes e cuja concessionária SPE – Piauí Conectado é sua subsidiária integral, atendendo às necessidades de conectividade no Estado do Piauí.
Ivete Oliveira Ribeiro Alves

Vice-presidente do Campo ADMANS e Membro da Diretoria da Confederação Beneficente de Irmãs do Estado do Piauí. Foi consagrada pastora na Convenção de Madureira, em 2013. É formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Tem relevante trabalho na recuperação de usuários e dependentes químicos.
Jadyel Silva Alencar

Jovem empresário, hoje um dos maiores empreendedores de destaque do nordeste brasileiro. É proprietário de empresas no seguimento gastronômico, financeiro, automotivo, distribuição de medicamentos e produtos para saúde e de postos de combustíveis. A Dimensão Distribuidora gera cerca de 200 empregos diretos. O seu novo investimento é a Jupi Alimentos, gerando mais de uma centena de empregos. A indústria caminha a passos largos para se tornar uma das maiores marcas do Norte e Nordeste.
João Gilberto Oliveira Foster

Formado em História, pós-graduado em Neurociência. É Especialista em Educação Especial e Musicoterapia. Tem na música sua grande paixão pela arte.  É o idealizador do Música Eficiente, projeto de inclusão que, atualmente, atende cerca de 240 crianças e adolescentes com deficiência.
Josielton Ferreira de Sousa

Artesão Piauiense. Iniciou suas atividades aos onze anos de idade, a convite do Mestre Dim. Participou de vários eventos ligados ao artesanato no Piauí, em outros Estados e até fora do Brasil, materializando por meio da sua arte a alma da cultura piauiense. O seu trabalho encontra-se em exposição no hall deste theatro.
Lorena Dayse Vilarinho Nunes Magalhães Borges

Com o menu, “Uma Viagem pelo Piauí”, foi a vice-campeã na sexta temporada do Master Chef Brasil, sempre valorizando a culinária do nosso estado, mostrando o melhor da cozinha regional. É enfermeira formada pela Universidade Federal com Especialização em Enfermagem do Trabalho.
Manassés Patrício Cavalcante

Pastor da Ebenézer Boas Novas. É bacharel em Teologia. Fundador da Comunidade Terapêutica AME. Membro da Aliança de Pastores de Teresina. É escritor, poeta e artista plástico com obras no Brasil e no exterior.
Maria Zélia Soares Feitosa

Presidente do Grupo de Apoio Fraterno de Teresina, instituição jurídica que mantém o Grupo CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza em nosso estado um trabalho voluntário de apoio emocional e de prevenção ao suicídio. É graduada em Ciências Religiosas e em Licenciatura Plena com Habilitação para o magistério de Filosofia, Psicologia e Sociologia, com pós-graduação em Gestão e Supervisão em Sistemas Educacionais e Empresariais.
Orquestra Sanfônica Dom Abel – representada pelo professor Flávio Roberto do Monte Soares.

A entidade foi fundada em agosto de 2014, pela Irmã Natividade, na cidade de Campo Maior, por necessidade de reeducar crianças, por meio de aulas de música. Hoje, o grupo faz várias apresentações dentro e fora do estado. Foi a responsável pela execução do Hino do Piauí na abertura desta solenidade.
Oséas Borges Pontes

Pastor Senior da Igreja AD Shekinah em Teresina. É bacharel em Teologia, em Filosofia e em Administração, com pós-graduação em Ciências da Religião. Possui doutorado em Teologia e é doutorando em Ciências da Educação. Master coaching, compositor de mais de 200 músicas gospel. É escritor de 23 obras de cunho apologético, filosófico e teológico.
Paula Neto de Oliveira

Formada em Ciências Biológicas e em Ecologia. É analista de gestão da Secretaria da Educação de São Paulo. Coordenadora de Gestão de Projetos Especiais da Seduc. Participou da formação de professores e de projetos especiais do Museu do Amanhã, no Rio. Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu Menção Honrosa em congresso realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Paulo Manoel Carvalho Barros

Paulo Barros, fotógrafo, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal e foi o primeiro repórter fotográfico com curso superior a ter registro na DRT do Piauí. Trabalhou nos principais jornais impressos de Teresina. Possui o maior acervo individual sobre as belezas naturais e humanas do Piauí, o que resultou numa exposição itinerante que comemora em 2019 os seus trinta anos de fotografia.
Raylda Ubiraci Arruda de Figueiredo

Natural de Belém do Pará casou-se com piauiense e mudou-se para União, onde implantou cursos de Contabilidade e de Artes. Dedicada professora, levou para os seus alunos a paixão pela arte e pelo artesanato, conquistando o reconhecimento da população daquela cidade.
Sávia Lorena Barreto Carvalho de Sousa

É jornalista, formada pela Universidade Estadual do Piauí. É doutoranda em Políticas Públicas e mestra em Comunicação, pela Universidade Federal do Piauí, com pesquisas em política, análise de discursos e desigualdade de gênero. Sávia é comentarista de política do Grupo Meio Norte de Comunicação, atuando no rádio, TV, portal e jornal Meio Norte.
Thaís Maria Valério Santos

Bacharel em Medicina Veterinária. É especialista em Gestão de Saúde Pública e em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos, com mestrado em Ciência Animal. Fiscal Estadual Agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, teve forte atuação no combate à Peste Suína em nosso Estado.
Walter de Sousa Oliveira

Formado em Direito, em Administração e em Química. Especialista e MBA em Gestão de Saúde. Ocupa o cargo de superintendente administrativo financeiro da Fundação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos, consolidada pela excelência e humanização no atendimento de pessoas com deficiência.

 

Comendador
Aderson Luz Carvalho

 

Formado em Fisioterapia, com especialização em Saúde Pública, cursando MBA em Gestão de Saúde. Professor colaborador da Universidade Estadual do Piauí. É o superintendente multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação de Teresina, Projeto parceiro da AACD.
Antonio de Jesus da Rocha Freitas Júnior

Procurador federal. Atualmente, é o chefe de Gabinete da Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Fez mestrado e doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Valencia, na Espanha. Professor Universitário. Tem vários trabalhos acadêmicos publicados no Brasil e no Exterior.
Antônio Gilberto Albuquerque Brito

Médico, com especializações em cirurgia geral e gastroenterologia, em Medicina Sanitária, Gestão Hospitalar e em Segurança do Paciente. Foi diretor do HUT por doze anos. É o atual diretor do Hospital Getúlio Vargas. Sua história de vida é um verdadeiro exemplo, antes de ser médico foi açougueiro e taxista.
Carmelina Maria Mendes de Moura

Jurista piauiense. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em Direito Processual. Ingressou no cargo de promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Piauí em 1996, atuando, durante 13 anos, em promotorias de vários municípios piauienses. Atualmente, é a procuradora-geral de justiça do Ministério Público em nosso Estado.
Celso Barros Coelho Neto

Bacharel em Direito, Advogado militante, procurador do Estado do Piauí. É presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí. Professor da Universidade Federal do Piauí. É aluno do doutorado em Direito pela Universidade Nacional de Buenos Aires.  Pertence a Academia Brasileira de Direito.
Erisvaldo Marques dos Reis

Natural de Simplício Mendes. É o defensor público geral do Estado do Piauí para o biênio 2019/2021. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Direito Público. Atuou em várias Comarcas do interior do Estado.
José Freire Furtado Júnior

Tenente-coronel do Exército Brasileiro. É o comandante do Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção, com sede em Picos. É natural de Teresina. Incorporou às fileiras do Exército em fevereiro de 1992.
Margareth Sales Leite

Formada em jornalismo e especialista em Marketing pela UFPI. Fotógrafa profissional há quase trinta anos. Ingressou na docência superior, ministrando disciplinas ligadas à fotografia. Tem trabalhos publicados em vários livros, revistas e jornais nacionais. Foi premiada com Menção Honrosa em concurso promovido pelo Itaú Cultural.
Maria Yêda Caddah

Pianista laureada, musicista e regente com curso superior de piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e Escola de Música e Regência pela mesma universidade. Possui pós-graduação de Piano, Pedagogia Musical, em Folclore e Regência Coral. Doutora em Música, professora titular de Piano da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É detentora de vários prêmios em concursos. É fundadora do Coral Nossa Senhora do Amparo, em Teresina.
Ricardo Manoel dos Santos Henriques

Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Implantou o Programa UPP Social. Durante mais de trinta anos, foi professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense.
Venilton Tadini

É o presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Foi presidente e Membro do Conselho de Administração do Banco Fator. Atuou como diretor de Infraestrutura e Planejamento do BNDES, além de diretor da Secretaria do Tesouro Nacional. Economista e mestre em Economia. Foi professor-coordenador do curso de Fusões e Aquisições da FGV-PEC.
Viriato Campêlo

Médico pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Medicina pela Unicamp, doutor e pós-doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo. Sanitarista pela Fundação Osvaldo Cruz. Especialista em Doenças Tropicais, em Bioética e em Vigilância em Saúde. Professor titular da UFPI, sendo atualmente o diretor do Centro de Ciências da Saúde. Participa, desde a década de setenta, da renovação artística cultural do Piauí. Produtor cultural, autor de diversas canções em parceria com grandes músicos piauienses.

 

Grã-Cruz
João Batista Brito Pereira

 

Ministro, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. É natural de Sucupira do Norte, no Maranhão. É autor de obras coletivas e de artigos publicados em revistas e periódicos especializados.