Fotografo: Divulgação
...
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar nesta quarta-feira (04), um evento da Campanha de Luta Contra HIV/AIDS.
 
A ação será realizada na Praça Josino Ferreira, das 08 às 13 horas.
 
Serão realizados testes rápidos de HIV na polpa digital com o resultado em 10 a 15 minutos, distribuição de kits com preservativos e lubrificantes, entrega de panfletos com informações sobre HIV/ AIDS e PrEP Profilaxia Pré. – exposição ao HIV (novo método de prevenção implantado no CTA) e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.
O evento é aberto para toda população, com enfoque no público jovem devido ao aumento no número de casos novos em Picos (55 casos até novembro de 2019), sendo 37 masculinos, 14 femininos e 04 gestantes.
 
“Essa ação é importante porque chama a atenção da população para a prevenção , testagem e tratamento do HIV/ Aids , evitando a contaminação/ transmissão do vírus para outras pessoas . A aids não tem cura , mas tem tratamento e com o uso de antirretrovirais a carga viral pode chegar a ser indetectável ,ou seja, chance mínima de transmitir o HIV, disse a Coordenadora do CTA, Isabel Fontes.
Coordenadora do CTA, Isabel Fontes
O objetivo é a testagem de pessoas que passaram por algum risco (relação sem uso de preservativo), por exemplo.