Fotografo: Divulgação
...
Campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) está engajada, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar,  nas ações da Campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”.

A campanha, que tem como ponto alto o dia 25 de novembro, próximo sábado, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher,  é uma mobilização mundial, praticada anualmente e simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados no enfrentamento à violência contra a mulher.

Desde a primeira edição, em 1991, a campanha já conquistou a adesão de cerca de 160 países e se estende até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Levando em consideração todas essas datas, a Defensoria Pública vai desenvolver, no dia 6 de dezembro, por meio do Centro de Atenção Multidisciplinar (CAM), em conjunto com o Serviço Social do Núcleo da Mulher, uma manhã de sensibilização da Campanha Laço Branco, com a distribuição de material educativo e informativo, buscando trazer o tema para a discussão de todos que comparecerem à Instituição na data.

Sobre a Campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”, a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, diz que "é um período que reúne várias datas significativas, que nos lembra a importância de empreender a continuidade dessa luta. Mais um momento de fazermos um balanço de nossos avanços e conquistas, mas também de busca e reconhecimento das falhas, para que possamos planejar e avançar".