Fotografo: Divulgação
...
Pesquisador Francisco Brito acompanhado dos estudantes durante visita à Unidade

Importante por desenvolver pesquisas em benefício da sociedade, a Embrapa Meio-Norte é destaque também na quantidade expressiva de classes de solos. Um estudo do pesquisador Francisco de Brito Melo destaca a localização estratégica da estatal em Teresina.

Os solos encontrados na Unidade são os seguintes: Argissolo Vermelho Amarelo Distrófico (PVAd), Cambissolo Flúvico Sódico (CYn), Latossolo Amarelo Distrófico típico (LAd), Neossolo Flúvico Ta Eutrófico (NYve), Neossolo Flúvico Tb Distrófico (NYbd), Neossolo Litólico Eutrófico (RLe), Plintossolo Argilúvico Eutrófico (FTe).

A localização atrai estudantes e pesquisadores que desenvolvem estudos na região. “A Embrapa Meio-Norte é um verdadeiro laboratório para ser visto e estudado por pessoas que desenvolvem dissertações, classificações de solos e para quem busca entender o local onde desenvolverá alguma cultura”, explica Brito.

Também por esse motivo, a Unidade abre suas portas para estudantes e professores das universidades. No último dia 31 de outubro, alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) participaram de uma aula prática, no campo experimental, onde puderam conferir o que já haviam visto dentro da sala de aula.

“Aqui eles têm a oportunidade de associar a teoria à prática. Falamos o que é um latossolo e  argisolo e mostramos no campo a diferença entre eles. Tudo o que você for fazer hoje, em qualquer área, requer conhecimento sobre o que está trabalhando. Se você não conhece os solos você não vai ter sucesso no seu empreendimento agropecuário”, disse Brito.

Além dos 40 alunos do curso de Geografia que participaram da aula, a Unidade já recebeu estudantes diversos cursos ligados às ciências agrárias e biológicas e desenvolve de maneira permanente essa relação com a comunidade. Os professores interessados em promover esse tipo de aula devem inscrever-se por meio do link www.embrapa.br/meio-norte/visitas.

Daniel Carvalho (Estagiário)
Embrapa Meio-Norte