Teresina(PI), Quinta-Feira, 09 de Dezembro de 2021 - 11:47
12/10/2021 as 20:01 | Por Embrapa Meio-Norte |
Embrapa Meio-Norte participa de Workshop de Agronegócio Familiar
O I Workshop de Agronegócio Familiar foi organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen)
Fotografo: Divulgação
Pesquisador Geraldo Magela durante evento em Balsas

A Embrapa Meio-norte participou do I Workshop de Agronegócio Familiar, que ocorreu de 27 de setembro a primeiro de outubro, em Balsas (MA). A Unidade apresentou várias palestras técnicas e vitrine tecnológica viva com diversos produtos agrícolas que são cultivados na região.

Durante o evento foram apresentadas as seguintes palestras: Fruticultura exótica e nativa e agregação de valor, pelo pesquisador Valdemício Ferreira; Feijão-caupi em escala para consumo verde com agregação de valor, pelo analista Adão Cabral; Arroz, mandioca e macaxeira em escala com agregação de valor, por José Câmara; Produção de bezerros e borregos com melhoria genética para atender grande demanda da terminação e engorda na ILPF como oportunidade aos pequenos pecuaristas, apresentada pelo pesquisador Geraldo Magela e a palestra Vantagens em produzir leite a pasto de capim Capiaçu e Kurumi, conduzida pelo pesquisador Raimundo Bezerra.  A participação da Embrapa Meio-Norte no evento, assim como a organização da vitrine  viva foi coordenada pelo analista Marcos Teixeira.

Já a Sagrima apresentou uma proposição de uma intenção de politica publica de inclusão tecnológica e de jovens empreendedores rurais para a melhoria econômica e segurança alimentar de comunidades rurais nos cerrados do maranhão. A apresentação fez parte da programação do acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e a Sagrima como ação conjunta e proporciona para os agricultores uma oportunidade para o fortalecimento da sua produção no campo, trazendo lucros e melhorias em toda a cadeia produtiva da região.

O I Workshop de Agronegócio Familiar foi organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais. O evento contou com a participação de cerca de 1.700 representantes de caravanas de 12 municípios da grande região de Balsas, no sul do Maranhão.

Paulo Ricardo (com orientação de Eugênia Ribeiro) (MTb 1091/PI (Eugênia Ribeiro)) 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil