Fotografo: Fábia de Mello
...
Criadores de várias cidades do estado estiveram presentes no evento

O 1º Encontro de Abelhas-sem-Ferrão do Piauí foi realizado no dia 09 de fevereiro, no Sitio Chão de Estrelas, em Teresina (PI). O Encontro, que teve a Embrapa Meio-Norte como colaboradora na organização, surgiu de uma iniciativa dos próprios criadores que sentem necessidade de um espaço para trocarem experiências e debaterem suas demandas.

No evento houve troca de mudas e sementes de plantas apícolas, degustação e venda de mel, e demonstração de implementos desenvolvidos pelos próprios meliponicultores. O pesquisador da Embrapa, Bruno de Almeida Souza, apresentou a palestra “Espécies de abelhas para a meliponicultura no Piauí” que direcionou as discussões dos participantes sobre espécies de abelhas-sem-ferrão endêmicas da região, legislação para criação de abelhas, processamento de produtos das abelhas, entre outros. Ainda durante o encontro, os criadores sentiram necessidade de uma maior organização do setor e manifestaram o desejo de formar futuramente uma associação.

Outro tema abordado na reunião foi a relevância de convênios com escolas, que auxilia na formação da consciência ambiental dos alunos. A Embrapa já possui parceria com a escola bilíngue Bright Bee em Teresina, e juntas realizam ações que visão conscientizar crianças da importância das abelhas para o meio ambiente.

Os criadores também visitaram o meliponário do sítio, trocaram informações sobre manejo, conheceram diferentes espécies de abelhas e verificaram a importância de se conhecer a biologia das espécies, para obterem sucesso na atividade.

Liane Cardoso (estagiária com orientação de Eugênia Ribeiro)
Embrapa Meio-Norte