Fotografo: Eugênia Ribeiro
...
Corredores preparados para a prova

A Embrapa Meio-Norte foi uma das instituições parceiras do evento Save the bees run (Salve as abelhas), realizado pela escola Bright Bee, neste domingo (24/11), em Teresina, Piauí. A corrida, teve como objetivo sensibilizar as pessoas, de uma maneira leve e divertida, acerca da importância das abelhas para a vida no planeta. Participaram da corrida e caminhada, 400 adultos e 80 crianças.

A Embrapa e a escola desenvolveram durante o ano de 2019 diversas atividades em parceria, dentre elas, um concurso de culinária e houve, ainda, a participação em uma feira de ciências. Ao longo do semestre vários eventos tiveram como temática a preservação das abelhas e a Embrapa, devido às ações de pesquisa que desenvolve com este inseto, foi convidada a colaborar com as atividades do colégio cujo nome, traduzido para o português, é “abelha brilhante”.

A parceria na corrida está inserida no projeto “Conservação de Recursos Genéticos de Insetos Polinizadores”. O resultado dessa parceria será a destinação de parte do lucro arrecadado com o evento para a conservação das abelhas. Agregado a isso, a iniciativa promoverá o maior alcance sobre o trabalho desempenhado pelas abelhas na natureza, além de divulgar a contribuição da Embrapa nas pesquisas com esses insetos.

O evento foi dividido em corrida de 5 quilômetros, caminhada de 3 quilômetros e a corrida para as crianças. Os adultos foram premiados de acordo com sete categorias e as crianças, em quatro categorias (de 2 a 4 anos, de 5 a 6 anos, de 7 a 9 anos e de 10 a 12 anos). Todos os participantes, tanto da corrida, quanto da caminhada, receberam medalhas. O troféu foi entregue aos três primeiros colocados de cada categoria.

O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, participou da corrida. Após o evento, ele comentou sobre a importância da participação da Embrapa em eventos dessa natureza. “Essa aproximação da Embrapa com as escolas nos permite transmitirmos o nosso papel na sociedade para um público infanto-juvenil, que certamente, serão as pessoas que comandarão a sociedade brasileira nos próximos anos”, destacou, acrescentando a importância de mostrar à sociedade qual a missão da Embrapa e os impactos de suas ações para o desenvolvimento da agricultura e para a sociedade brasileira.

O gestor ressaltou a necessidade de maior inserção da Embrapa em ações destinadas ao público urbano e considerou a participação no “Save the bees” uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho da Embrapa a esse público. “A Embrapa já é bastante conhecida pelo homem do campo, mas precisamos ter atenção com as pessoas que vivem nas cidades. A Embrapa já tem uma agenda forte de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação relacionada às abelhas e seus produtos e subprodutos. A associação de tudo isso ao consumidor urbano é essencial para a valorização do trabalho da empresa. Precisamos passar a mensagem que a ciência, tecnologia e inovação estão relacionadas à preservação das abelhas e à produção de alimentos”, completa.

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte 

Campeões da categoria

Corredoras recebendo o troféu - Foto: Eugênia Ribeiro