Fotografo: Ascom MDER
...
Profissionais de Enfermagem recebem capacitação sobre PICC

A Gerência de Enfermagem da Maternidade Dona Evangelina  Rosa (MDER) iniciou,  nessa sexta-feira (26), e segue neste sábado (27) o  Curso de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) para 10 enfermeiros da instituição.

Segundo a gerente de Enfermagem da MDER, enfermeira Vera Lúcia Paiva, vários profissionais da maternidade já são capacitados, mas ainda há uma demanda de enfermeiros que necessitam do treinamento  para passagem do cateter. “Os profissionais que participam desse curso foram escolhidos por serem trabalhando diretamente com recém-nascidos”, ressalta Vera Lúcia.

O treinamento tem carga horária de 20h e conta com aulas teóricas e práticas, ministradas pela própria Gerência de Enfermagem, na Unidade de Terepia Intensiva Neonatal.

Ainda, segundo a gerente, todos os bebês prematuros precisam do uso do PICC para preservar a rede venosa. O  cateter pode permanecer o tempo que duração da terapia venosa durar e pode ser utilizado por até um ano, caso necessário e não houver nenhuma intercorrência, como infecção no local de inserção ou no próprio cateter “sem precisar furar o recém-nascido todas as vezes que for preciso administrar alguma medicação”, esclarece Paiva.

O PICC

O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é um dispositivo vascular de inserção periférica com localização central, com um ou vários lúmens. É confeccionado em material macio e flexível, silicone ou poliuretano, indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia e infusões hipertônicas entre outras.
Enfermeiros insertadores de PICC necessitam constantemente se capacitar para que possam zelar por boas práticas e segurança do paciente durante os procedimentos de inserção e manutenção.

Profissionais da área, aprovados no Processo Seletivo Simplificado e que irão atuar nos novos leitos de Utin da Evangelina Rosa também serão capacitados.