Fotografo: Francisco Leal
...
Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência

Na noite de sexta-feira (22), o governador Wellington Dias, acompanhado da secretária de Educaçao, Rejane Dias, e comitiva de secretários e deputados, participou do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência na cidade de Parnaíba. O evento continua neste sábado (23).

O encontro, que acontece na Universidade Federal do Piauí, tem por objetivo a discussão de politicas públicas para pessoas com deficiência. O governador Wellington Dias falou da importância do evento. "Acredito que o sentido de governar é cuidar de todos, mas cuidar de um modo especial de quem mais precisa. É claro as pessoas com deficiência precisam apenas de oportunidade. O nosso objetivo aqui, hoje, é dar condições - através de novas tecnologias, novas técnicas, seja na área da saúde e da educação e de inclusão - às pessoas com deficiência para que elas possam conviver melhor com outras pessoas e ter a qualidade de vida assegurada. Nós comemoramos também, com a emenda da deputada Rejane Dias, a construção do Centro de Reabilitação de Parnaiba nível 4, onde as pessoas passam a ter acesso aos serviços necessários sem precisar se deslocar à capital", declarou.

A secretária de Educação, Rejane Dias, falou sobre a importância de manter a continuidade das ações voltadas à pessoa com deficiência. "Uma grande preocupação minha é com a continuação desses fóruns, que têm sido um grande sucesso porque as pessoas tiveram acesso a informações e várias políticas públicas que estavam acontecendo que muitas vezes elas até desconheciam. Elas também participam da própria construçao dessas ações voltadas para área da educação, saúde, acessibilidade. As políticas setoriais e transversais precisam ser construídas com quem é realmente protagonista da ação, tanto é que a construção do próprio Ceir, a formação da Rede Estadual de Reabilitação, o Centro de Reabilitação que está sendo construído em Parnaiba são fruto disso. Nós buscamos as sugestões para construirmos juntos a Seid (Secretaria Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência), na própria pessoa do secretário Mauro Eduardo, a fim de que a gente possa continuar avançando em políticas públicas relacionadas à pessoa com deficiência no Estado do Piauí", disse a gestora que tem apoiodo essa causa por meio de emendas parlamentares destinadas à realização de vários fóruns no Estado e à construção do Ceir de Parnaiba.

O fórum tem levado aos municípios do interior do estado, serviços e informações voltados para as pessoas com deficiência. Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o evento é um importante momento que leva mais informação Às pessoas com deficiência. "Esse fórum é um dos mais importantes eventos do Governo do Estado, pois é um momento onde nós temos a oportunidade de juntar a sociedade civil como um todo e não só as pessoas com deficiência, mas os entes públicos e privados, com um único objetivo: debater a política de inclusão das pessoas com deficiência em nível de Estado de forma que esse debate possa contribuir e fortalecer as ações voltadas à inclusão da pessoa com deficiência nos seus municípios", avaliou.

Este ano, o fórum marca também as comemorações do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que é dia 21 de setembro. Para Roselia Soares, que é mãe de uma criança autista, é uma alegria participar desse do evento. "Esse fórum que está acontecendo aqui em Parnaiba é de suma importância para a AMA (Associação de Amigos dos Autistas), para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para os autistas e para todos os deficientes porque são portas que se abrem para nossas associações. Isso que é muito importante para nossos filhos, pois nós, mães de deficientes, sofremos muito com as portas fechadas. Aqui temos um leque imenso de oportunidades, de aprendizado e esclarecimentos sobre a questão da deficiência", afirmou.

Entrega

Durante o fórum, foram entregues passes livres municipais, passes cultura e kits de informática para as APAEs dos municípios de Parnaiba, Piripiri, Ilha Grande, Luis Correia, Barras, Pedro II e Esperantina. O kit é composto de um notebook, duas impressoras, projetor multimidia, telão para projeção, suporte para telão e câmera digital. No estado, já foram entregues 16 mil passes livres municipais e três mil passes cultura.