Fotografo: Gilson Teixeira/Secap
...
Governador Flávio Dino e secretários de Estado em vistoria à obras do Governo na capital.

O Governo do Estado está investindo em uma série de obras na Região Metropolitana de São Luís. Na tarde desta segunda-feira (11), o governador Flávio Dino, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, visitou as obras do Hospital do Servidor.

Na mesma tarde, realizaram, ainda, a inspeção nas obras de pavimentação asfáltica do trecho que compreende a Estrada da Vitória à Avenida Principal do Parque Vitória, um grande passo para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense.

Fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Saúde (SES), Gestão e Previdência (Segep) e Infraestrutura (Sinfra), o Hospital do Servidor conta com investimento de cerca de R$ 50 milhões e é um esforço do governo do estado para garantir mais saúde aos funcionários públicos.

“Pude constatar a evolução dessa importante obra, do Hospital dos Servidores do Estado e é muito positiva. A previsão é que a parte estrutural termine já em outubro deste ano, quando da comemoração do dia dedicado aos servidores públicos, e, em seguida, começa parte de alvenaria. A nossa previsão é inaugurar em janeiro de 2018. É uma obra de grande porte, de grande importância social e há um sentido, a valorização e o respeito aos servidores públicos”, destacou o governador Flávio Dino, lembrando ser esta uma ação para reparar uma dívida histórica que o Governo do Maranhão tem com os servidores.

Com 120 leitos, mais 20 leitos de UTI numa infraestrutura moderna e que pertencerá ao Fundo Estadual de Pensão e Previdência dos Servidores (FEPA), o novo Hospital do Servidor terá mais de 12 mil m² de área construída. A unidade, que terá capacidade para atender 110 mil servidores estaduais, também contará com estrutura ambulatorial completa, reunindo consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos, unidades de terapia intensiva (UTI), urgência e emergência, com leitos de estabilização e observação para crianças e adultos.

O novo hospital possuirá laboratórios de análises clínicas e de imagem, para exames de raio X, tomografia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mamografia, ultrassonografia e teste ergométrico.

Também participou da visita, a secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães.

Parque Vitória

O governador visitou outra importante intervenção que dará mais mobilidade urbana para os moradores da Grande Ilha. Pelas ruas do Parque Vitória, o governador conversou com moradores, ouvindo sugestões e apresentando as alterações que o bairro receberá.

A obra prevê entre asfaltamento, drenagem profunda, recapeamento, abertura de vias, melhoramento e urbanização de 10 quilômetros, no trecho que liga a Estrada da Vitória à Avenida Principal do bairro, contemplando as ruas A, H, 07, Maria de Fátima Figueiredo e a Avenida 2. O valor total do investimento é de R$ 3,21 milhões.

“Aqui estamos fazendo um grande trabalho de drenagem profunda, de repavimentação, requalificação e abertura de vias, no total de 10 km, que beneficiarão 13 comunidades, levando mobilidade urbana, melhoria da qualidade de vida das pessoas, ajuda no comércio e gera emprego e renda também. Uma obra muito tempo aguardada aqui na região metropolitana de São Luís”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Rosena Freire é uma das moradoras que aguarda há algum tempo esta intervenção. Há 20 anos residindo no Parque Vitória, ela nunca tinha visto uma recuperação que contemplasse até a drenagem. “Sempre foi ruim, mesmo com paliativo. Agora vai ficar muito bom. Como não existia drenagem profunda, agora vai ficar um serviço bom. Estava toda ruim. Sempre foi a drenagem. Colocavam asfalto, mas a água passa por cima e corta. Só tenho a agradecer ao Governo”, opinou a moradora.