Fotografo: Paulo Barros
...
Estado atua no combate à degradação dos biomas no estado

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar) desempenha um papel fundamental na preservação dos biomas florestais do Piauí. São atividades que vão desde a educação ambiental, passando pela fiscalização preventiva e repressiva, até o licenciamento, monitoramento e planejamento de ações que visem o uso racional dos recursos naturais do estado. Atividades fundamentais como essas são destaques no Dia de Proteção às Florestas, comemorado nesta quarta-feira (17). A data foi criada com o objetivo de conscientizar a população brasileira da necessidade de manter e recuperar as áreas verdes.

O auditor fiscal ambiental da Semar, Francisco Mascarenhas, ressalta que a secretaria como órgão fiscalizador realiza atividades importantes no combate à degradação dos biomas no estado. “Podemos citar, como exemplo, as ações da Gerência de Fiscalização Ambiental, que promove fiscalizações preventivas e repressivas em todo o Piauí”, ressalta o profissional.

A secretaria também desenvolve ações de combate e prevenção aos incêndios florestais, realizando um trabalho de formação de brigadas nos municípios.

Segundo o coordenador de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais da Semar, Carlos Eduardo da Silva, a ação faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Semar e os municípios piauienses. “Esse tipo de ação colabora para resultados positivos no que tange à redução do número de ocorrência de incêndios florestais, bem como para a prevenção de ações criminosas contra a fauna e flora”, salienta Carlos Eduardo.

Com o intuito de promover a educação ambiental, a Semar, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), promove um espaço contínuo dedicado à formação ambiental, investido em atividades que promovem a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade desde a infância. O CEA recebe diariamente escolas municipais, estaduais e particulares, para vivenciar atividades educativas ao ar livre em contato direto com a natureza.

“É importante conscientizar as populações sobre os benefícios da floresta e os seus ecossistemas, eles possuem um papel crucial na manutenção da vida na terra, seja na manutenção do ciclo da água, na preservação de espécies animais, ou até mesmo na captura de carbono”, ressalta Mascarenhas.