Fotografo: Divulgação
...
Grupo de teatro da Uespi

O grupo de teatro da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) celebra 13 anos de fundação. Em comemoração, será realizado no Dia Internacional do Teatro, 27 de março, uma exposição  com os trabalhos que já foram realizados pelo grupo, no Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), a partir das 9h. Além disso, no dia 26, às 19h, o grupo fará a primeira apresentação do ano no Theatro 4 de Setembro, com a peça Santo Inquérito.

Segundo o diretor e professor do grupo de teatro, Moisés Chaves, a exposição mostrará as fotografias, figurinos e revistas de vários espetáculos feitos pelo grupo. “Nesta exposição, buscamos aproximar toda a comunidade acadêmica ao grupo de teatro. Ao longo de 13 anos, trabalhamos em torno de várias vertentes teatrais com o objetivo de levar apresentações diversificadas para o público”, explica Chaves.

Ele acrescenta que a companhia teatral está ensaiando um novo espetáculo com base na história do dr. Fernando Pires Ferreira, um médico piauiense, especializado em oftalmologia que retorna ao Brasil para ajudar a mãe a recuperar a visão, a obra se chama: "Fer".

Santo Inquérito

Com uma série de mal entendidos, a peça mostra que a linguagem ao invés de unir, pode ser uma grande fonte de desentendimentos e destruição. Ao salvar um padre de afogamento (Por meio de uma respiração boca a boca), a personagem Branca Dias muda completamente a sua vida.

Após ser salvo, o sacerdote conversa com a moça e questiona sobre os posicionamentos da personagem. O padre afirma que ela precisa ser salva e por não poder viver esse “amor proibido”, então, lhe denuncia ao Santo Inquérito.

Desde então, Branca e seus familiares sofrem uma série de represálias. Os acontecimentos e a decepção da protagonista formam uma combinação que culmina num desfecho forte e impactante.