Fotografo: Divulgação
...
22ª edição da Live Pré-Enem

Interação, alegria e conhecimento marcaram a 22ª Edição da Live de estudos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu neste domingo (20), com a participação de alunos de todo o Piauí. A tecnologia tem proporcionado aos estudantes um protagonismo especial e tem promovido a democratização do ensino público de qualidade e acessível.

Mesmo diante da dificuldade da pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem garantido a preparação para o vestibular. A equipe de professores convidada tem interagido, em tempo real, na transmissão das aulas. A atividade sempre acontece simultaneamente pela TV Antares (canal 2.1), Facebook e YouTube do Canal Educação. Nesta edição, foram contempladas as disciplinas:  Linguagens, ministrada pela professora Geórgia Soares; Matemática, com Wagner Filho; Química, com Felipe Rosal; e Redação, com o professor Douglas Santiago.

Os professores convidados fazem sucesso com os alunos. “Essa professora não é gente, é um anjo!”, disse Gabriela Leite, no chat do YouTube, sobre a primeira aula da professora Geórgia Soares, da competência Linguagens Códigos e Suas Tecnologias, que falou um pouco sobre a Educação Física, mais especificamente da História das Olímpiadas, Fisiologia do Exercício e Síndrome Metabólica, assuntos muito abordados nas provas do Enem.

A interdisciplinaridade, também, é um aspecto muito trabalhado durante as aulas. E os expectadores estão de olho nisso: “Interdisciplinaridade: linguagens, biologia, educação física…top demais!!!”, comentou a Nereyda Áurea no chat.

A avaliação tem sido muito positiva dos alunos e isso é possível ver em tempo real como é o caso do comentário do José Henrique: “ótima aula muito boas explicações. obg pelo aprendizado professora”.  E a afirmativa do Samuel Mendes dos Santos é verdadeira com relação às aulas e expressa o sentimento e a proposta do Canal Educação: “O Piauí tá on” e que se completa com os comentários da Francisca Maria Araújo Carvalho: “Piauí tem ensino de qualidade”; e do José Henrique: “Piauí 100% dedicado ao ensino”.

Os resultados das revisões são refletidos em inúmeras aprovações de alunos em vestibulares de todo o país. Quem trouxe um recadinho para os participantes dessa edição foi a ex-aluna da rede estadual e agora universitária, Maria Lurdes Alves, de Guaribas, que hoje cursa Psicologia na Universidade Nove de Junho (Uninove), em São Paulo.

“Estudei na escola CETI Paulo Freire, em Guaribas, no Piauí, e para você que está se preparando para fazer o Enem 2020, para você que tem acesso às aulas do Pré-Enem, explorem e assistam essas aulas. Essas aulas são sensacionais e maravilhosas e com certeza vão te ajudar a tirar uma boa média no Exame, assim como me ajudou e ajudou meus colegas”, disse ela aos expectadores.

Ideb 2019

A qualidade do ensino piauiense tem se refletido em resultados muito satisfatórios e é fruto do trabalho de uma equipe antenada. Durante a abertura da revisão, o professor Wellington Soares, apresentador da revisão, falou sobre o salto no IDEB do Estado, que no Ensino Médio saiu de 3.3, em 2017, para 3.7, em 2019, colocando o Piauí como terceiro Estado do Nordeste com a melhor nota. “A gente vem crescendo continuamente, o que é gratificante para todos nós que fazemos Educação no Estado”, disse.

Fonte: Seduc