Fotografo: Francisco Leal
...
Governador participa de Seminário

Em Teresina, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, garantiu a liberação de recursos federais para construção da Maternidade de Teresina e do Novo Hospital de Picos. Barros esteve na capital do Piauí nesta segunda-feira (20), para abertura do Seminário Gestão Progressista com Foco em Resultados, que contou com a presença do governador Wellington Dias.

Na abertura do evento, o ministro se comprometeu com a conclusão de outras demandas do Estado no Ministério da Saúde. “Já temos recursos garantidos para a construção da Maternidade de Teresina com previsão também para nova licitação do Hospital de Picos. Garantiremos ainda mais um equipamento de radioterapia para o Hospital São Marcos”, afirmou Ricardo Barros, que também citou o Hospital de Floriano como alvo de investimentos e elogiou a bancada federal do Piauí na busca por recursos federais.

Durante a visita que fez ao Hospital São Marcos (HSM), o ministro Ricardo Barros garantiu a instalação de mais uma máquina de radioterapia naquele estabelecimento hospitalar – referência no tratamento oncológico para o Piauí e Maranhão.

Após a visita às instalações da radioterapia, o ministro compareceu ao auditório para um encontro com integrantes do corpo clínico e colaboradores do Hospital São Marcos.

Ao saudar o ministro, o diretor-geral Joaquim Almeida informou que o Hospital São Marcos lastreia sua atuação no Sistema Único de Saúde, pois seis em dez pacientes atendidos são oriundos do SUS.

Ele lembrou que a expansão dos serviços de radioterapia deverá favorecer sobretudo os pacientes do SUS, pois somente no ano passado foram atendidos 1.807 pacientes com esse tipo de terapia, resultando em 4.879 sessões e 161.657 aplicações.

Em resposta, Ricardo Barros afirmou que o Ministério da Saúde está buscando a interiorização das terapias oncológicas, incluindo tratamentos em radioterapia, e assegurou que devem ser liberados recursos que garantam o funcionamento de uma nova máquina no HSM.