Fotografo: Divulgação
...
Projeto Viva o Semiárido

Professores das  escolas do município de Padre Marcos participaram da formação da 2ª fase do Projeto Viva o Semiárido – PVSA.

A solenidade de abertura aconteceu na escola Cândida Macedo e contou com a participação de autoridades do município, professores, diretores e coordenadores de escolas da zona rural.

A segunda fase da formação de professores em Educação no Campo e Educação Contextualizada é uma iniciativa que tem como foco a convivência com o Semiárido e é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)  e da Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria  Municipal de Educação.

Os educadores serão capacitados para trabalharem nas escolas do campo,  de forma que a população rural aprenda a conviver com a seca e aprenda a lidar da melhor forma com os recursos e riquezas naturais do lugar onde vivem.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes,  abriu o evento.  “Não podemos esquecer a essência da zona rural  e a convivência no campo, então que nesta formação vocês possam adquirir novos conhecimentos para levarem para nossos alunos um aprendizado que respeite e valorize o ambiente em que eles vivem”, disse.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva,  enfatizou a importância da formação, tendo em vista, que é na zona rural onde reside a maioria da população do município, ressaltando a necessidade de se valorizar o semiárido e aquilo que ele produz.   “É de suma importância uma capacitação como esta. Trabalhar com nossos alunos a educação contextualizada é valorizar o semiárido, ou seja, a nossa cultura e nossas potencialidades”, frisou.

Após a solenidade, foi iniciada a formação, ministrada pela professora Cláudia Lima,  que trabalha a  Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, com enfoque no desenvolvimento produtivo, social e humano.