Fotografo: Renato Bezerra/Semcom
...
Palácio da Música comemora 10 anos

O Palácio da Música de Teresina completou 10 anos nesta última quarta (20), se consolidando como o espaço dos apaixonados por música. Para celebrar as contribuições culturais ao longo de uma década, o aniversário conta com uma programação especial para receber a comunidade.

Antes de se tornar o local que conhecemos hoje, o Palácio já foi um mercado popular, conhecido como Mercado do Cajueiro. Anteriormente à construção, no local existiam casas que vendiam frutas e verduras, além de outros estabelecimentos comerciais, que faziam da região uma grande feira a céu aberto. O prefeito Firmino Filho relembrou toda a história, a qual acompanhou enquanto gestor.

”Esse espaço é um grande orgulho para a cidade. Não é apenas um lugar para que a música seja ensaiada, mas serve também para ensinar, para fazer com que as novas gerações enxerguem o papel transformador da cultura. Parabéns para todos aqueles que contribuíram para essa história e que vivenciam de forma apaixonada a música”, comentou Firmino.

Mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), o local realiza um importante trabalho sociocultural, oferecendo cursos de sanfona, violão, violino, viola, contrabaixo acústico e guitarra. Possui uma sala para concertos, com 140 lugares, estrutura de luz e som e uma equipe preparada para ajudar em qualquer demanda musical.

“Temos muito a comemorar. Ele acrescentou muito à cultura da cidade nesses 10 anos. É um lugar pensado para ser a casa dos músicos de Teresina, que contribui para o crescimento técnico desses artistas. A Prefeitura tem um papel importante na qualidade de vida da população e a cultura faz parte disso. A gente faz o calçamento, o asfalto, mas também faz a cultura”, ressaltou o superintendente da FMC, Abiel Bonfim.

O prédio oferece aos músicos locais e oportunidade de utilizar os equipamentos de som e iluminação disponíveis, o que ajuda a beneficiar o trabalho desenvolvido por eles. Para a diretora do local, Adnayanne Marins, ferramentas como essas são fundamentais para o incentivo das produções culturais em Teresina. “A gente chega em 2019 com força, com muita alegria e cultura. Isso alegra não só os artistas, mas a comunidade, que está sempre presente e participando das atividades culturais desenvolvidas aqui. Ao longo desses 10 anos o Palácio da Música só tem crescido como espaço cultural e tem feito com quem Teresina seja desataque nacional”, afirma.

Encerrando a programação de aniversário, nesta sexta-feira (22), a partir das 19h30, a música fica por conta das bandas Madrigal Vox Populi, Orquestra de Violões de Teresina, Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, Caneleiro Jazz e da Banda 16 de Agosto.