Teresina(PI), Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 - 01:30
13/08/2020 as 19:45 | Por Ascom/Semam | 264
Parque Ambiental Matias Matos reabre para a prática de atividades físicas individuais
A estrutura do local também recebeu sinalizações vertical e horizontal
Fotografo: Ascom/Semam
Parque Ambiental Matias Matos

O Parque Ambiental Matias Matos, localizado no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, voltou a funcionar na manhã desta quinta-feira (13), especificamente para a prática de atividades físicas individuais, como caminhadas, corridas, alongamentos, treinos funcionais e ciclismo. Nessa fase inicial de retomada, o local ficará disponível ao público de quinta-feira a domingo, das 6h às 9h e das 16h às 19h, com acesso somente pela guarita 3.

Para garantir o cumprimento do protocolo específico de retorno às atividades nesse espaço público, equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMEL), de Esportes e Lazer (SEMEL) e da Guarda Municipal de Teresina estão orientando os visitantes do parque.

O uso obrigatório de máscara de proteção para ingressar e permanecer no espaço e o respeito às demarcações de distância mínima são algumas das normas de higiene, segurança e comportamento que devem ser cumpridas pelo público.

Uma das pessoas que seguiu as regras foi Têra Capoeira, moradora das imediações do parque, que alertou sobre a importância da população não descuidar quanto às medidas de proteção. “Todos precisam ter consciência e se habituar ao novo modo de viver. Por favor, se cuidem, usem máscara, lavem as mãos e mantenham a distância, seja para ir ao Parque Matias Matos ou qualquer outro lugar. Nossas atitudes são decisivas para melhorar essa situação”, disse ela, que utiliza o local para caminhar e correr.

Ascom/Semam

O coordenador de Parques Ambientais da SEMAM, Cláudio Roberto Morais, explica que esse processo de retomada gradual das atividades nesses locais envolve muito empenho e responsabilidade por parte da gestão pública municipal, mas que os bons resultados dependem da colaboração do público.

“A reabertura está sendo feita gradativamente e com muito cuidado, pois precisamos observar e orientar a população nessa mudança de hábitos. Temos nos empenhado para garantir o bem-estar das pessoas, até porque essa é a função dos parques ambientais, mas esse retorno só será positivo se a população também colaborar e cumprir as medidas necessárias”, destaca Cláudio Roberto.

Para oferecer condições de higiene e segurança aos frequentadores, foram instalados lavatórios próximos às entradas, aferição de temperatura corporal com termômetro sem toque e produtos básicos para limpeza das mãos nos banheiros.

Ascom/Semam

A estrutura do local também recebeu sinalizações vertical e horizontal, a fim de alertar como deve funcionar a circulação de pessoas na área e as demais normas básicas que precisam ser adotadas.

Algumas atividades seguem suspensas. As quadras esportivas, academia popular e playground seguem com uso proibido, já que são estruturas de uso compartilhado e que não favorecem a manutenção das medidas de higiene e segurança. A venda de alimentos e similares, tanto na parte interna quanto externa, também segue suspensa nessa fase inicial de reabertura do Parque Matias Matos.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil