Fotografo: Paulo Barros
...
Governador outorga Ordem do Mérito Renascença

Como parte da agenda de comemoração ao 195º Aniversário do Piauí, o Governo do Estado realizou na noite desta quinta (19), no Teatro 4 de Setembro, a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença. A personalidades que foram destaques e contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do estado, receberam homenagens nas categorias Cavaleiro, Oficial, Comendador e Grã-Cruz.

A comenda piauiense foi criada em 1975 pelos intelectuais Armando Madeira Bastos e Arimatheia Tito Filho, que tiveram grande destaque na educação e cultura piauiense. A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.

"Fico grato em ver que nossos homenageados são pessoas do povo, pessoas que lutaram junto ao Piauí em diversos níveis e pautas naquilo que interessa ao nosso crescimento. É uma pequena parcela que certamente representa tantos homens e mulheres que realizam ações para o desenvolvimento do nosso querido estado", enfatizou o governador Wellington Dias, Grão-Mestre da solenidade.

Na categoria Grã-Cruz, receberam a comenda, os governadores de Sergipe e Minas Gerais; Jackson Barreto e Fernando Pimentel, respectivamente. “São momentos como este que faz com que eu tenha tanta certeza de que tudo vale a pena, de que todas as lutas de uma vida inteira foram válidas. Sinto-me muito honrado em ser homenageado pelo Estado do Piauí”, afirmou o governador de Sergipe, Jackson Barreto.

“Quero compartilhar com todos esse momento de emoção por estar sendo agraciado com a mais alta comenda do Estado do Piauí, de um local que guarda em seu território as provas da mais remota existência do homem em território brasileiro. É motivo de orgulho poder receber essa medalha ao lado de pessoas tão ilustres que passaram hoje por aqui”, destacou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

Na categoria Oficial, também recebeu a insígnia, o Diretor de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom). "É um dia de vermos o quanto temos piauienses que trabalham por um estado melhor. Fico feliz pelo reconhecimento, e por fazer parte dessa contribuição para desenvolvimento do Piauí", afirmou Allisson Bacelar.

Monalysa Alcântara, a Miss Piauí e Brasil 2017, participou da solenidade e também foi condecorada. “É um momento de imensa felicidade. Hoje tenho uma grande responsabilidade, que é de representar o Piauí e o Brasil. Tenho orgulho de fazer parte dessa noite e receber essa medalha”, afirmou.

Monalysa Alcântara, a Miss Piauí e Brasil 2017

Missa em Ação de Graças

Antes da solenidade no Teatro 4 de Setembro, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, uma Missa em Ação de Graças pelos 195 anos do Piauí. O governador Wellington Dias esteve presente acompanhado de demais autoridades do estado.

Confira a lista dos homenageados

Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí  -  Teresina (PI), 19 de outubro de 2017

Cavaleiro
Ana Maria Pereira da Silva
Bernardo Costa Pereira
Elayne Cristina de Almeida Mesquita
José de Jesus Cardoso
Letícia Maria Nonato Lima
Marcos Jeane Santos da Silva
Naiara Maria Soares Linhares
Otávio Bispo de Sousa
Thayanne Marques Ramos

Oficial
Alexsandra Vieira Diniz
Allisson Beserra Bacelar
Anne Jullieth dos Santos Pinheiro
Antônio de Sousa Mesquita
Cafira Rêgo Cavalcante
Carmelita de Castro Silva
David Lobo Sigismondi
Divaldo Cerqueira Lino
Edwilson da Silva Ramos
Francisco Jordão Costa Silva
Francisco Ricardo Cortez Bezerra
Francisco Sanatiel Rodrigues da Costa
Gilberto Cordeiro da Silva
João Carlos da Silva Souza
Joaquim Mendes Sobrinho
José Pascoal de Araújo Pereira
José Wellington Siqueira Procópio
Juratan Jesuino Moura
Landerson Moura Fernandes Carvalho
Marcelino Juvêncio Freire
Marcos Fernando Rodrigues da Silva
Maria Viana da Silva
Monalysa Maria Alcântara Nascimento
Roberto Mario Di Nardo
Samuel Costa Normando

Comendador
Ana Carolina Magalhães Fortes
Antônio Djalma Bezerra Policarpo
Antônio Lopes de Oliveira
Ariane Sidia Benigno Silva Felipe
Francisco de Jesus Lima
Francisco Elizomar Nunes Guimarães
Francisco Lucas Costa Veloso
Francisco Nixon Lopes Frota
Gil Carlos Modesto
José de Pinho Borges Filho
José Vicente Ferreira
Marinalva de Santana Ribeiro
Marta Oliveira Furtado de Vasconcelos
Moisés Nunes Chaves
Paulo Gutemberg de Carvalho Souza
Pio Gomes de Oliveira Júnior
Ronald Lúcio Carvalho Barbosa
Thiago Brandão de Almeida

Grã-Cruz
Fernando Damata Pimentel
Giorgi Alan Machado Araújo
Jackson Barreto de Lima