Fotografo: Jardenya Bezerra
...
Solenidade alusiva aos 183 anos da Policia Militar do Piauí

Em solenidade alusiva aos 183 anos da Policia Militar do Piauí, a instituição realizou, nessa segunda-feira (25), no Centro de Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), a entrega de medalhas do Mérito Militar, a promoção de 72 oficiais e praças e a formatura de 324 novos policiais. O evento foi prestigiado por militares e civis e contou com a participação do governador Wellington Dias, do comandante da PM-PI, cel. Lindomar Castilho, e do secretário de Estado da Segurança Pública, cel. Rubens Pereira.

Na oportunidade, também foram entregues 135 capacetes balísticos, 99 carabinas e 42 pistolas por meio de convênio celebrado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/ MJ) e um veículo blindado, que foi doado pela empresa Prosegur.

Para o comandante da PM, esse é um momento de glória e alegria para a briosa Polícia Militar do Piauí, em que foi possível homenagear, promover e também concluir a formação de novos profissionais. “São homens e mulheres trabalhadores, capazes de dar a sua vida para defender a população. Cada um sai daqui com essa missão de ajudar o Piauí a se tornar um estado mais seguro. Hoje, o Piauí é o estado mais seguro do Nordeste e quem sabe seremos o mais seguro do Brasil, pois nós estamos trabalhando para dar mais condições de trabalho para os nossos soldados”, disse Lindomar Castilho.

O soldado recém-formado, Paulo Sergio, disse que esta é a realização de um sonho e que deseja ir para as ruas com toda a energia e com o compromisso de proteger a população. “Foram mais de 900h/aulas, onde tivemos que desempenhar bem diversas disciplinas que nos permitirão agir nas mais diversas situações. Queremos colocar o que aprendemos, em prática. A segurança pública é uma área muito importante e se ela é afetada todas as pessoas, independente de classe social, cor e idade, são afetadas. A segurança pública estava precisando deste efetivo e vamos atuar nos campos onde formos designados”, comentou Paulo.

Para o governador, essa nova força deve atuar nos 224 municípios piauienses e faz parte de um Plano Nacional de Segurança Pública em que o Piauí está inserido. “Temos uma forte integração e estamos caminhando para um processo muito forte de mudanças. Quero dizer da minha alegria em poder, nesta data, participar desse momento em que os 224 municípios recebem novos policiais e da satisfação de poder ter feito a promoção de mais de 4.000 mil policiais, só neste mandato. Nosso objetivo é trabalhar para que o Piauí deixe de ser o 3º estado mais seguro do Brasil e o 1º do Nordeste, para ser o melhor do Brasil. E vamos fazer isso com muito trabalho, muita energia, planejamento e integração. Esse é um momento de comemorar junto com as famílias e com todos que fazem a Polícia Militar do Piauí”, destacou Wellington.