Fotografo: Divulgação
...
Polinização e florescimento no café arábica

Estudos sobre a floração e a produção do cafeeiro na escala de ramos, sob efeito de diferentes concentrações de CO2, em experimento Face (Free Air CO2 Enrichment), foram realizados ao longo de 4 anos na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). As floradas de 2012 a 2015 e a produção de frutos de 2013 a 2015 em ramos de 2ª ordem da cultivar Catuaí Vermelho (IAC- 144) foram acompanhadas e avaliadas em plantas, sob cultivo convencional não irrigado, sujeitas a dois tratamentos: sob concentração atual de gás carbônico e sob aumento dessa concentração.

Segundo a pesquisadora Kátia Braga, da Embrapa Meio Ambiente, o experimento Face também foi utilizado em outras pesquisas que avaliaram, por exemplo, o efeito de diferentes concentrações de CO2 no ataque de pragas; porém, para o estudo da floração e da produção, na escala de ramos, foram selecionadas apenas plantas saudáveis evitando-se assim um outro fator de variação nessas análises.

Experimento FACE - Foto: Katia Braga

Contudo, mesmo utilizando-se plantas saudáveis, continua a pesquisadora, o estudo mostrou uma produção percentual significativamente elevada de flores anormais na floração do café arábica em 2014, como consequência de uma seca anômala no verão (intensa e prolongada), cujo efeito foi mitigado pela elevação na concentração de CO2. Como estas flores anormais não resultam em frutos, o efeito desse evento climático anormal pode representar uma quebra na produção dos cafeeiros.

Porém, como os resultados na escala de ramos (eixo) não revelaram uma associação entre os frutos produzidos e a concentração de gás carbônico, em nenhum dos anos, outros estudos serão necessários para melhor compreender o impacto de uma elevada taxa de flores anormais na produção do cafeeiro.

A análise dos dados da floração, em parceria com as pesquisadoras Aline Maia e Eunice Batista, da Embrapa Meio Ambiente, e a pesquisadora visitante Miroslava Rakocevik, resultou na apresentação oral do trabalho intitulado “Elevated CO2 mitigates the effects of anomalous droght reducing the proportion of abnormal reproductive structures in Arabic coffee”, em evento internacional “3rd Agriculture and Climate Change Conference” realizado na Hungria, entre os dias 24 a 26 de março deste ano.

Cristina Tordin (MTB 28499)

Embrapa Meio Ambiente