Fotografo: Divulgação
...
Curso de Formação em Justiça Restaurativa

Com o tema “Justiça Restaurativa no Brasil”, a OAB Piauí realizou a primeira aula do curso de Formação em Justiça Restaurativa. De forma gratuita, a aula foi ministrada de forma telepresencial pelo Advogado, Doutor em Ciências Jurídicas e Professor, Fabiano Odoni, na tarde desta sexta-feira (16).

Durante a solenidade de abertura, o Ministrante do curso de Justiça Restaurativa e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Piauí, Rogério Almeida, parabenizou a disponibilidade do professor Fabiano Odoni, ao tempo em que frisou a relevância do Curso de Formação. “Estamos muito felizes em proporcionar aos estudantes e profissionais do Direito essa aula sobre a Justiça Restaurativa no Brasil. Muito importante essa abordagem de vários autores contemporâneos, sobretudo suas percepções sobre o valor de saber ouvir e falar”, ressaltou.

Sobre o Curso de Formação, Rogério Almeida frisou que “a intenção é recompor o tecido social rompido com o conflito, a auto responsabilização, possibilitando ao autor, vítima, famílias, sociedade e comunidades, poder público, vivenciarem seus papéis e responsabilidades no conflito, que não visa a punição como fim em si mesmo, mas sim a reparação dos danos, o reconhecimento do mal, a restauração de relacionamentos, a reorganização dos envolvidos e o fortalecimento da comunidade. Vamos mergulhar nessa nova visão sistêmica da Justiça Restaurativa”, completou.

Em seguida, o palestrante Fabiano Odoni abordou sobre a Justiça Restaurativa no mundo, trazendo dados sobre a introdução da Justiça Restaurativa em vários países. Além disso, o Professor Odoni também pontuou sobre o movimento restaurativo no Brasil com os casos reais, no qual a Justiça Restaurativa passou a ser usada nos estados brasileiros.

A Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB Piauí, Ana Betina, agradeceu as explanações feitas pelo palestrante e elogiou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por todos. “Precisamos estar imbuídos nesse propósito de paz e de construção de uma nova visão. Estamos muito gratos por fazer parte desse projeto tão importante. Quando falamos de cultura da paz é porque são os idealismos que nos conduzem”, frisou.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento dos livros Justiça Atópica e Justiça Restaurativa Diferenciada e Integral, de autoria do palestrante Odoni.

Curso de Justiça Restaurativa

É válido ressaltar que o Curso em Formação de Justiça Restaurativa contará com carga horária de 100h/a, no qual serão abordados temas como a visão da ampliação do(a) Advogado(a) para as formas de entender e tratar os conflitos, principalmente na área do Direito Penal e de Família e Sucessões.

Ainda dá tempo de garantir a vaga no Curso de Formação. Para efetivar as inscrições, os interessados deverão se inscrever pelo site institucional da ESA Piauí. O investimento será de R$ 350,00 à vista (boleto pelo site) ou R$ 400,00 parcelados em 4x no cartão (presencialmente, na Secretária da ESA Piauí, das 8h às 14h).