Fotografo: Divulgação
...
Margarete Coelho entrega Prêmio VerCiência no Rio de Janeiro

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, em solenidade da Mostra VerCiência, no Museu do Amanhã, fez a entrega do Prêmio VerCiência 2018 aos vencedores do documentário alemão "Os Primeiros Americanos: Uma Descoberta Incrível no Brasil”. O prêmio, foi entregue aos alemães Peter Prestel e Uwe Weibrecht, principais responsáveis pela produção e execução do documentário gravado no Piauí, em solenidade no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Criado com o intuito de promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, internet e outros meios audiovisuais, o Prêmio VerCiência homenageia mostra de ciências na TV e essa edição premiou o documentário transmitido pela TV alemã ZDF na popular série TERRA-X, exibido na Alemanha e em toda a Europa. O projeto premiado aborda as pesquisas e descobertas da arqueóloga Niède Guidon e equipe da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) no Parque Nacional Serra da Capivara.

Representando o Estado na solenidade, Margarete Coelho que atuou diretamente na viabilização do projeto com apoio do Governo do Estado para as gravações em São Raimundo Nonato e Coronel José Dias viajou duas vezes para Alemanha para viabilizar o projeto e destacou a importância do documentário para o reconhecimento das pesquisas científicas realizadas dando visibilidade ao nosso Estado.

“É um momento extremamente rico porque esse documentário leva o nosso Parque para o mundo inteiro e ver o Brasil reconhecendo esse projeto, para nós, é importante por dar mais visibilidade ao nosso Estado; também reconhece o trabalho dos pesquisadores, incentivando-os às novas descobertas, popularizando a ciência. E sendo entregue aqui, no Museu do Amanhã, nesse lugar tão lindo e de representatividade cultural para o país, é especial”, destacou Margarete.

Uwe Weibrecht, presidente da ONG ProBrasil, recebeu o Prêmio por ser um dos responsáveis pela pré-produção e apoio logístico das filmagens no Piauí. Em sua fala agradeceu a honraria. “Receber um prêmio é uma grande honra. Quero agradecer ao Sérgio Brandão e a toda comissão pelo prêmio concedido. Agradeço também ao Peter Prestel, produtor reconhecido em toda a Alemanha, pela oportunidade ímpar de aprendizagem e de ver todas as riquezas que o Brasil tem”, finalizou.

Na ocasião, foi inaugurada a exposição fotográfica "Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América", com registros do fotojornalista André Pessoa. A exposição que já passou pelas cidades alemãs de Berlim e Bonn é realizada pela DFG - Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa e traz ao público brasileiro, imagens da importância e valor científico do trabalho arqueológico realizado na região do Piauí e sua fascinante biodiversidade e cultura.