Saúde está realizando capacitação para Agentes de Controle de Endemias


O treinamento tem como propósito conhecer características gerais das principais doenças endêmicas no Estado

SAÚDE Publicada: 03/07/2018 20:10:25 Autor: CCOM
Foto: Divulgação
Capacitação com Agentes de Edemias.

A Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo, um Curso Introdutório para Agentes de Controle de Endemias- ACE- na academia de saúde da Avenida Severo Eulálio, em Picos. A capacitação está sendo realizada através de técnicos da SESAPI do governo estadual para servidores dos municípios de Picos, Santana do Piauí e São José

O objetivo é capacitar ACEs no manejo dos programas de vigilância em saúde ambiental compreendendo: Vigilância e controle vetorial (endemias), zoonoses e vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano.

O treinamento tem como propósito conhecer características gerais das principais doenças endêmicas no Estado, compreender a significância das ações de vigilância epidemiológica e ambiental, dimensionar a importância da prevenção e controle de doenças e  aplicar técnicas de intervenção e controle dos agravos à saúde decorrentes de fatores ambientais.

“Inicialmente a preocupação foi devido termos dado posse a novos agentes de endemias e não tê-los capacitado. Então estamos com um total de 60 agentes em treinamento, sendo 40 do município de Picos e 20 de outros municípios” disse Valéria Albuquerque, Secretária interina de Saúde.

Os conteúdos abordados nos 5 dias de capacitação serão Acidentes por animais peçonhentos, Programa de controle da Doença de Chagas, Programa de controle da Esquistossomose, Programa de controle da Febre Amarela e Dengue, Programa de controle das Leishmanioses, Programa de controle da Malária, Programa de controle da Peste, Programa de controle e profilaxia da Raiva, Programa de prevenção e controle do Tracoma, Reconhecimento geográfico e Vigilância da qualidade da água para o consumo.

Serão adotadas aulas expositivas dialogadas com utilização de data-show, debates, trabalhos de grupos, discussão sobre as ações de controle e aulas práticas de campo.

Comentários

Comente está notícia: