Fotografo: Ascom/SDR
...
Demonstração de horta comunitária para a ExpoTeresina

Buscando levar para a ExpoTeresina um pouco do trabalho que é feito na zona rural de Teresina, a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) montou, em seu estande, uma horta autêntica, recriada a partir do processo produtivo executado nas comunidades da zona rural, com culturas de alface americana e roxa, cebolinha, rúcula, coentro, entre outras.

Além da própria horta, também estão expostas outras etapas do processo de cultivo, como os substratos utilizados na adubação, feitos a partir de restos de podas de árvores que são triturados e misturados com fibras de coco para produção de composto orgânico, e as bandejas onde são desenvolvidas as mudas de hortaliças que serão transplantadas para as hortas. Além disso, o estande conta com banners e folders explicativos sobre agroecologia e oferece a oportunidade de compra de produtos orgânicos oriundos das hortas comunitárias da capital.

“Resolvemos trazer aqui para a ExpoTeresina uma amostra do nosso trabalho com a agroecologia, dos produtos que estão sendo desenvolvidos nas 10 comunidades de Teresina que estão fazendo a transição para produção orgânica sem uso de agrotóxicos, e também fazendo um resgate da cultura ao redor disso. Nosso estande é muito importante no sentido de conscientizar a população sobre essa alimentação saudável”, explica Carlota Rosal, engenheira agrônoma da SDR e coordenadora da Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CMAPO).

Os horticultores e horticultoras se mostram satisfeitos com a iniciativa da SDR, e apreciam a oportunidade de mostrar seu trabalho. “Adorei aqui, o espaço é muito bom. É muito importante para nós produtores, pois estamos mostrando como cultivamos nossos produtos. E mesmo que a gente não venda nada, mas estamos divulgando nosso trabalho, as pessoas estão visitando e vendo nossos produtos”, afirma Antônia Soares, horticultora da comunidade Serra do Gavião.

O estande conta também com exposição e comercialização de peças feitas por artesãs da Feira Agroecológica da UFPI, que é outra ação desenvolvida pela SDR em apoio aos agricultores de Teresina. A decoração do espaço é toda feita a partir de elementos típicos das comunidades da zona rural, visando valorizar a cultura local.

O público que visita o estande elogia a organização. “Achei bem interessante, e trouxe algumas coisas inovadoras. É legal ver o material que é utilizado nas produções e como o pessoal busca fazer diferente e reutilizar coisas que às vezes a gente nem liga, mas que podem virar algo novo. E a horta é muito interessante, inclusive estamos querendo fazer uma em casa, então estávamos ali vendo mais ou menos como é feito o manejo”, comenta a visitante Anielly Cardoso.