Fotografo: Divulgação
...
E-book Cinco Passos do Candidato Empreendedor

Este mês, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, lançou o E-book Cinco Passos do Candidato Empreendedor, com estratégias de utilização do potencial das micro e pequenas empresas para a geração de emprego e renda nos municípios piauienses.

O objetivo principal do guia é auxiliar o planejamento de políticas públicas e a inserção do empreendedorismo como caminho para a retomada econômica dos municípios, com ênfase no papel dos pequenos negócios, principalmente no período de pós-pandemia.

“Para o Sebrae, o desenvolvimento local é tão importante para a qualidade de vida da população quanto saúde, educação, infraestrutura básica, segurança pública, entre outros temas que já fazem parte da agenda municipal. Por isso, criamos esse e-book com o intuito de sensibilizar os gestores quanto a importância de planejar ações estratégicas voltadas para o empreendedorismo, como forma de fortalecer a economia dos municípios”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O E-book traz informações relevantes para subsidiar a criação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal, o qual norteará o exercício da gestão nos municípios piauienses, focado no aproveitamento das potencialidades locais e nas oportunidades para a melhoria do ambiente de negócios e para desenvolvimento econômico.

Segundo o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas, o objetivo da publicação é também possibilitar aos candidatos ter um olhar diferenciado para os pequenos negócios. "Candidatos empreendedores defendem os pequenos negócios, porque entendem a importância desse segmento para a economia local. Especialmente neste momento pós-pandemia, ações assertivas em prol desses empreendimentos contribuirão para gerar emprego e renda nos municípios, melhorando a qualidade de vida da população", declara.

OS CINCO PASSOS DO CANDIDATO EMPREENDEDOR

1º Passo - Priorizar e implantar políticas de desenvolvimento voltadas para os pequenos negócios
2º Passo - Promover a sustentabilidade econômica local pela participação dos pequenos negócios nas compras públicas e compras dos pequenos negócios locais;
3º Passo - Aumentar a produtividade dos setores econômicos do município;
4º Passo - Agregar Valor à Produção Agrícola Local
5º Passo - Estimular e promover a cultura empreendedora

O E-book completo está disponível no Portal do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.com.br.

GUIA DO CANDIDATO EMPREENDEDOR

Além do E-book Cinco Passos do Candidato Empreendedor, foi lançado recentemente pelo Sebrae Nacional o Guia 10 Dicas do Sebrae para ,o Candidato Empreendedor, um material bem mais amplo elaborado com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“Nessas eleições temos um recorde de novos candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores. Há muitas pessoas interessadas nos pleitos. Temos a chance de levar nossas ideias a mais de 5400 municípios brasileiros. O Guia é mais uma ação do Sebrae pautada no incentivo ao empreendedorismo. Tenho certeza de que vamos atingir nosso objetivo de mostrar aos nossos prefeitos e vereadores a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico das cidades”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

O guia, que está disponível no endereço eletrônico http://bit.ly/DicasCANDIDATOempreendedor, apresenta alternativas aos candidatos municipais para investirem no desenvolvimento econômico sustentável e na geração de empregos, através do apoio ao empreendedorismo, e com isso, melhorar o ambiente de negócios nas cidades brasileiras, antes, durante e após as eleições.