Fotografo: Ascom Sedet
...
Equipe da Sedet visita sede da Cetam em Pedro II

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Igor Neri, visitou, nessa segunda-feira (01), o Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais (Cetam), na cidade de Pedro II.  O superintendência de Ciência e Tecnologia da Sedet, Reinaldo Melo, analisou a estrutura e as principais demandas para que em breve a escola retome as atividades. O local oferecerá cursos gratuitos na área de lapidação mineral, com foco na opala.

De acordo com Igor Neri, será firmada uma parceria entre a Sedet, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). “Estamos trabalhando com o objetivo de, juntos, projetarmos uma escola de referência no trabalho com a opala em Pedro II. Todas as pessoas interessadas em aprender sobre essa área, tão rica e com grande potencial para o desenvolvimento, terão essa chance por meio do Cetam”, afirma o gestor.

O Governo do Estado do Piauí autorizou o projeto de continuidade dos cursos de formação com o intuito de qualificar cada vez mais pessoas. “É importante estimular os artesãos do município a criarem seus designs próprios, uma identidade artística e, assim, valorizar a preciosidade da opala. A partir do conhecimento adquirido na escola de formação, as pessoas podem despertar para o lado de confecção de joias artesanais, tendo uma profissão”, explica Reinaldo Melo.

O local oferecerá cursos gratuitos na área de lapidação de opala (Ascom Sedet)

A cidade de Pedro II é o local que tem a única reserva de gemas nobres de opala no Brasil, portanto, a segunda maior do mundo.  A visita contou com a presença também do Paulo de Tarso, vice-presidente da Fiepi e proprietário da empresa Opala Prime.