Fotografo: Chico Rasta/MTur
...
Praia Do Coqueiro/PI

Ao longo dos dias 2 e 3 de setembro, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), debateu, por videoconferência, com representantes dos nove estados nordestinos sobre ações e projetos voltados para a gestão e a manutenção do espaço costeiro e oceânico. O evento contou ao todo com 31 representantes entre pesquisadores e autoridades governamentais da região.

“O Piauí apresentou projeto voltado para a atualização da linha de praia utilizando alta tecnologia com o uso de drones e computadores de última geração, trabalho que está sendo referência nacional” destaca a auditora fiscal ambiental da Semar, Tânia Nolêto.

Durante o encontro, foram formados quatro grupos temáticos para elaboração de projetos que serão levados ao II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul. O evento ocorrerá virtualmente com a participação de diversos especialistas, além dos governadores do Consórcio Nordeste, nos dias 9 e 10 de setembro.

Levantamento aerofotogramétrico do litoral piauiense

“Vale lembrar que desde o ano passado a Semar, atendendo a solicitação do Serviço do Patrimônio da União (SPU), prepara o levantamento aerofotogramétrico do litoral piauiense. Através dessa ação estamos reavaliando todo o traçado da linha de praia do nosso Estado, utilizando uma técnica que forneça dados precisos e de baixo custo, com o objetivo monitorar e conservar o litoral do estado”, explica a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro.

Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro. (Foto: Moura Alves/AscomSemar

Moura Alves com informações de Maria Carvalho