Teresina(PI), Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021 - 12:04
25/02/2021 as 19:16 | Por Ascom Semduh | 375
Semduh orienta a população sobre como acondicionar o lixo doméstico corretamente
A coleta de porta em porta está sendo realizada dia sim e dia não em todas as zonas da cidade.
Fotografo: Ascom Semduh
Semduh realiza campanha de conscientização da população quanto aos cuidados com o lixo

Você sabia que acondicionar o lixo doméstico de forma incorreta contribui para a proliferação de doenças? Quando o morador coloca o lixo na calçada em sacos plásticos abertos ou frágeis, o lixo acaba se espalhando pela cidade e, além de entupir as galerias e causar alagamentos, também acumula água parada, tornando-se um criadouro do mosquito da dengue, e atrai moscas e outros insetos.

“Existem algumas orientações que são muito importantes na hora de acondicionar o lixo. Os moradores devem colocá-lo em sacos plásticos resistentes. Se for preciso, use dois sacos e não atinja mais de 70% da capacidade deles para evitar que rasguem na hora do manuseio. Também é fundamental que sejam bem amarrados. Além disso, objetos cortantes, como vidros não recicláveis, devem ser colocados em garrafas pets ou caixas de sapato antes de serem colocados no saco de lixo, tanto para evitar romper os sacos quanto para a segurança de quem vai manuseá-los”, lista o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) está promovendo uma campanha de conscientização da população quanto aos cuidados com o lixo, especialmente no período chuvoso, devido aos alagamentos e ao aumento das viroses.

A coleta de porta em porta está sendo realizada dia sim e dia não em todas as zonas da cidade. Para os trechos onde os caminhões não conseguem entrar, a Prefeitura de Teresina contrata carroceiros para fazer a retirada do lixo doméstico.

“Esse trabalho é feito regularmente e tem dias e horários específicos. Orientamos aos moradores que só coloquem o lixo em suas calçadas perto da hora do caminhão passar. Já vimos casos em que o morador coloca o lixo para fora no dia anterior. Isso não pode porque quando chove o saco enche de água e fica mais propenso a rasgar e temos ainda os animais de rua que irão mexer nesse lixo e deixá-lo espalhado. É preciso manter o lixo acondicionado corretamente dentro de casa até próximo da hora do caminhão passar”, acrescenta o secretário.

A técnica operacional da Coordenação de Limpeza Pública, Michelly Noleto, frisa que existem 21 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade para que a população descarte material reciclável até o limite de 50 quilos.
“A população deve separar em sacos diferentes papel e papelão, plástico, metal e vidro (desde que não seja vidro temperado). Após essa separação, deve se dirigir até um dos PEVs para realizar o descarte. Caso a quantidade seja superior a 50 quilos, a Semduh disponibiliza uma coleta porta a porta totalmente gratuita. Para isso, o cidadão deve fazer a solicitação pelos números 3221-7050 (todas as zonas), 9.8104-6786 (para as zonas sul e sudeste) e 9.8130-7739 (zonas leste e norte)”, explica a técnica.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil