Teresina(PI), Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 - 02:26
21/09/2020 as 20:04 | Por Fernando Sinimbu-654MTb/PI | 352
Sisteminha combina tecnologia e oportunidade
O Sisteminha é uma das tecnologias agropecuárias mais acessíveis hoje no Brasil
Fotografo: Fernando Sinimbu
O Sisteminha é uma das tecnologias mais acessadas hoje em todo o País

A Embrapa Meio-Norte participa do Conecta Sebrae Agrolab Amazônia 2020, de 22 a 24 deste mês, com um estande virtual, apresentando o Sistema Integrado de Produção de Alimentos, Sisteminha. Cem por cento digital e gratuito, o evento, o maior do agronegócio na Amazônia, é realizado pelo Sebrae no Estado de Rondônia.

Resultado de parceria da Embrapa Meio-Norte com a Universidade Federal de Uberlândia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, o Sisteminha é uma das tecnologias agropecuárias mais acessíveis hoje no Brasil.  O sistema é sustentável e modulado, podendo ser instalado numa área de 100 a 1.500 metros quadrados. O coração da tecnologia é um tanque de piscicultura, que pode ser associado a outros módulos, todos passíveis de serem construídos artesanalmente com material local. As combinações dos módulos são variadas e também atendem à necessidade, oportunidade e realidade de cada comunidade

O tanque de piscicultura tem capacidade para dez mil litros e funciona com um sistema de recirculação de água. A produção é de 35 quilos de peixes a cada 90 dias, em quatro ciclos por ano. Os peixes podem pesar até 300 gramas ao final de cada ciclo. Todo o sistema reutiliza a água do tanque de piscicultura, o que reduz os custos de produção e aumenta a oferta de alimentos. Os demais módulos produzem, por exemplo, ovos e galinhas caipiras, frangos de corte, pequenos animais ruminantes, como caprinos e ovinos, além de suínos, frutas, hortaliças, chás e temperos.

Saiba mais sobre o Sisteminha, acessando a página especial sobre a tecnologia.

Veja também, abaixo, o vídeo sobre o Sisteminha.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=BynjQEnaIvk&feature=emb_logo




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil