Fotografo: Roberta Aline
...
Solenidade cívico-militar e cerimônia religiosa finaliza comemorações do Dia do Piauí em Parnaíba

As comemorações alusivas aos 197 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, continuaram na manhã deste sábado (19), com a solenidade cívico-militar em homenagem aos heróis do 19 de outubro de 1822, na Praça da Graça, no Centro de Parnaíba.

O hasteamento da bandeira e desfile das tropas marcou a solenidade cívico militar, no qual desfilaram a Polícia Militar, Marinha, Exército, escoteiros, Corpo de Bombeiros, escolas estaduais e municipais e a Banda Roland Jacob.

O governador Wellington Dias ressaltou a relevância de Parnaíba na história de independência do Brasil de Portugal. “O Piauí tem uma importância histórica para o Brasil pelo fato de que foi aqui na Praça da Graça, em 19 de outubro de 1822, que se concretizou, a partir da bravura de líderes pela independência do Brasil, e depois se estendendo por Oeiras, Piracuruca, Campo Maior, com a Batalha do Jenipapo, indo até Caxias defendendo a independência do Brasil. Por isso a relevância de celebrar esse momento”, afirmou Dias.

O gestor estadual destacou também ações que estão sendo realizadas e que estão em planejamento em Parnaíba e no estado, por meio das operações de crédito que tramitam na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e tão logo sejam aprovadas, vão ajudar o Piauí a acelerar obras de infraestrutura, aquecer a economia e gerar emprego.

“O que vamos trabalhar agora é para que tenhamos cada vez mais desenvolvimento. Vamos prosseguir com um conjunto de ações importantes para a urbanização da cidade; devemos concluir o Centro de Reabilitação; vamos fazer também um forte investimento no hospital, que atende não só Parnaíba, na verdade atende o Maranhão, Ceará e todos que procuram pelo turismo, comércio, universidade, enfim, por várias alternativas. Quero terminar ainda os investimentos feitos na praia da Pedra do Sal, é uma dívida que reconheço que temos por várias razões, até mesmo financeira, mas agora, tendo essa condição, pretendo aproveitar. Então, vamos sempre trabalhar de maneira integrada, independente de disputas políticas, investindo ainda na educação, que iremos fazer um a fim de melhorar todas as escolas, especialmente aquelas mais antigas, no sentido de adequar para ter tudo que uma escola boa precisa, esse é um investimento grande. Além da segurança, saúde, social e a ZPE, que estamos na penúltima etapa, ou seja, estamos em um fase de atrair investimento de exportação, bem como a integração do porto e ferrovia, além do aeroporto de Parnaíba, Teresina e São Raimundo Nonato, com uma PPP e, por fim, colocar mais de uma alternativa de abastecimento de água em Ilha Grande. Portanto, acredito que, esse ano que comemoramos a independência do Piauí também estamos em uma fase que ultrapassamos um período crítico e vamos ter um período muito melhor no Piauí”.

Em seguida, foi realizado o Te Deum Laudamus de Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhoras das Graças, também no Centro da cidade. O Te Deum é um hino cristão utilizado em eventos solenes de ações de graças, cujo significado da expressão Te Deum Laudamus é “A ti louvamos, Deus”.

Na oportunidade, Wellington Dias visitou as obras do Complexo Porto das Barcas, que está sendo completamente restaurado. É uma das maiores obras de restauração do patrimônio histórico e cultural do estado e deve ser entregue à população no fim deste ano.

A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do Museu Náutico. O valor estimado para toda a recuperação do complexo é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, recursos já assegurados pelo Finisa I. Entre as novidades, o local passará a receber barcos que levarão turistas a passeios nas praias de Luís Correia e no Delta do Parnaíba.

O governador visitou também a Policlínica de Parnaíba, onde está acontecendo mais uma edição do mutirão de cirurgias de catarata, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

São 600 pessoas beneficiadas nos dois dias de mutirão e a ação é mais uma estratégia para diminuir a fila de espera por um procedimento cirúrgico especializado. “Os mutirões de cirurgia estão acontecendo por todo o Piauí. Até o final do ano teremos cinco mil cirurgias em regime de mutirão e visitamos uma dessas experiências na Policlínica de Parnaíba, onde acontece a triagem para a escolha das pessoas que já foram encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde, estão fazendo uma avaliação e serão submetidas a uma cirurgia de catarata; é todo um trabalho de uma equipe grande, que envolve o Estado e os Municípios para diminuir as filas por cirurgia nos postos de saúde”, afirmou Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.

 

Solenidade cívico-militar e cerimônia religiosa finaliza comemorações do Dia do Piauí em Parnaíba (Roberta Aline)