Fotografo: Ascom Seplan
...
Piscicultura para geração de renda nos municípios

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participaram, nessa quarta-feira (27), do Dia de Campo da Agricultura Integrada - Piscicultura e Sistema de Irrigação para Cultivo de Culturas Anuais, realizado na propriedade São Geraldo, município de Miguel Alves.

A Seplan coordena a execução do Plano de Ação da Piscicultura no Território Entre Rios, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter/BNB). Também são parceiros na ação a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Piauí Fomento, Emater, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Banco do Nordeste, Sebrae e conselhos territoriais.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Territorial, Evandro Aragão, ações como essas são muito importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar: “Eu acho que é um passo acertado que está se dando em apoio à agricultura familiar, ao piscicultor familiar. Esse tipo de ação faz com que a atividade se torne autosustentável. O empreendimento, além de autosustentável, vai produzir dividendos para que as pessoas possam realmente investir em outras atividades”, explica Aragão.

Evandro diz ainda que também está em andamento uma parceria do Banco do Nordeste e os Conselhos Territoriais, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste para a piscicultura, para que ações como esta sejam implementadas em todos os municípios. “O território está fazendo parceria com o banco para implementar a ação em todos os municípios do nosso território, principalmente daqueles que realmente queiram fazer uma parceria saudável para fortalecer e desenvolver o território, principalmente na piscicultura, que é uma vocação natural de algumas regiões”, disse o presidente.