Fotografo: Ascom Fundespi
...
Volta da Cajuína

Com a participação de 400 corredores do sexo masculino e feminino, de idades entre 16 aos 60 anos, além de cadeirantes, o Governo do Estado, por meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), promove, neste domingo (18), a partir das 7h, a VIII Volta da Cajuína, com largada e chegada no Parque Potycabana. O evento esportivo terá um percurso de 11 quilômetros e dará aos vencedores uma premiação no valor de R$ 12 mil.      

Uma grande estrutura foi montada no local da prova para receber os expectadores, com equipe de segurança, socorro médico, policiamento, visando proporcionar um evento de alto nível.  A organização da Volta da Cajuína disponibilizará, a cada 2 quilômetros da prova, pontos de hidratação para os atletas, coletores de lixo, um banheiro químico e dois policiais para assegurar a tranquilidade dos competidores. Haverá ainda ambulâncias com equipe de profissionais, tanto na arena, como no acompanhamento do circuito, visando prestar todo o auxílio e socorro médico em casos de emergência.

O evento esportivo contará com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, promovido pela Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), com organização e realização da Federação de Atletismo do Piauí (Fapi), além das parcerias com Strans, Farmácias Pague Menos, Hospital Itacor, Academia Ricardo Paraguaçu, Unimed, Corpo de Bombeiros e Valorre ao Alcance.

A Volta da Cajuína

As corridas de ruas de Teresina tiveram início na década de 70, mais precisamente em 1974, com o nome de Seletiva para a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, evento organizado pela extinta Federação de Piauiense de Desporto (FPD), que organizou o pedestrianismo até 1990.

No ano de 1991, a corrida passou a ser administrada pela Fundação de Assistência Geral do Estado do Piauí (Fagep) e, mais tarde, coordenada pela Federação de Atletismo do Piauí (Fapi). Devido a problemas burocráticos, foi extinta a promotora da Seletiva de São Silvestre, mas o Governo do Estado do Piauí continuou à frente realizando da prova que, anos mais tarde, em 2008, foi substituída por outro nome: Volta da Cajuína, sob o advento da Fundespi.