Fundada aos 15 de maio de 2006

Cidadão Repórter

(86)94674396
Teresina(PI), Sábado, 25 de Setembro de 2021 - 10:02
29/07/2021 as 19:04 | Por Ascom/SMPM | 209
Zona Rural de Teresina vai receber o projeto Ônibus Lilás
No ônibus a mulher que ja enfrenta um processo judicial, por exemplo, em decorrência da violência, terá orientação sobre andamento processual, atualização sobre medida protetiva.
Fotografo: Divulgação
Projeto Ônibus Lilás

No mês de agosto, Teresina recebe o projeto Ônibus Lilás, que faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência, do Governo Federal.

Na capital o projeto é realizado através da parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEMP-PI) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), no qual o município fica responsável pela programação e execução das atividades.

“Essa iniciativa vai proporcionar que a  mulher da comunidade conheça os serviços da rede enfrentamento a violência, além de outras atividades que acolham e ajudem na sua vivência”, pontuou Karla Berger, secretária da SMPM.

O projeto destina unidades móveis de atendimento à mulher em comunidades rurais com ações voltadas para o enfrentamento às violências em especial os serviços de justiça, saúde e assistência social.

A técnica de articulação da SMPM, Jahyra Sousa disse que as atividades desenvolvidas através do ônibus lilás tem sentido acolhedor, onde a mulher possa compartilhar a sua vida e tenha o sentimento de que existem serviços em que ela possa ser amparada.

No ônibus aquela mulher que já enfrenta um processo judicial, por exemplo, em decorrência da violência, vai ter orientação sobre o andamento processual, atualização sobre medida protetiva, caso precise, acompanhamento psicológico mais direcionado e muitas outras atividades, finalizou a técnica.

Serviços ofertados:

Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assessoria Jurídica do Centro de Referência Esperança Garcia vinculado à SMPM, SESAPI, serviço Florescer vinculado à SMPM, Corte de cabelo e designer de sobrancelha; oficina de artesanato; Rodas de conversa sobre violência

Datas e comunidades:

Dia 03.08

Zona Norte – Comunidade Boa Hora: Escola Conselheiro Saraiva

Dia 04.08

Zona Leste – Comunidade Santa Teresa: Escola Municipal Santa Teresa

Dia 05.08

Zona Sudeste- Comunidade Taboca do Pau Ferrado: Escola Sagrado Coração de Jesus

Dia 06.08

Zona Sul – Comunidade Cerâmica Cil: Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil